Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Capital Inicial

Saiba mais sobre um das principais bandas de rock de Brasília.



O Capital Inicial foi formado em 1982 por três jovens de Brasília: os irmãos Fê e Flávio Lemos (bateria e vocal) e o guitarrista Loro Jones. Em 1983, Dinho Ouro Preto assumiu os vocais da banda. No início, eles tocavam apenas em palcos underground do rock nacional, mas logo suas músicas contestadoras ganharam destaque na mídia. Em 1984, o grupo firmou o primeiro contrato com uma grande gravadora (CBS, hoje Sony) e, dois anos depois, foi lançado o LP Capital Inicial. Sucessos como Fátima, Veraneio Vascaína e Música Urbana garantiram o disco de ouro. A banda seguiu bem na estrada por mais sete anos, até que desentendimentos musicais fizeram com que Dinho Ouro Preto optasse por iniciar carreira solo. Com o vocalista Murilo Lima, o grupo não obteve o mesmo êxito.

Em 1998, os quatro integrantes originais decidiram voltar, e o sucesso bateu novamente à porta do Capital Inicial. O disco Acústico MTV, gravado no ano 2000, vendeu mais de um milhão de cópias, numa remontagem de novos e antigos sucessos. Em 2002, Loro Jones deixou os companheiros e Yves Passarell (ex-Viper) assumiu o posto de guitarrista.

No ano de 2006, o Capital concretizou um sonho antigo e gravou o álbum Aborto Elétrico, com canções da banda de punk rock brasiliense de mesmo nome. O Aborto Elétrico que, entre outros, teve em sua formação os irmãos Lemos e Renato Russo, foi a origem e influência do próprio Capital Inicial, da Legião Urbana e da Plebe Rude. O repertório dessa banda inclui os sucessos Geração Coca-Cola, Música Urbana e Que País É Esse?

Em 2007, eles lançaram Eu Nunca Disse Adeus e, no mesmo ano, venceram na categoria melhor grupo do Prêmio Multishow. Para comemorar os 25 anos de banda, os rapazes gravaram em 2008, o álbum Multishow Ao Vivo: Capital Inicial em Brasília. O show aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 21 de abril, aniversário da cidade. O espetáculo contou com 1 milhão de pessoas na plateia.

No dia 31 de outubro de 2009, Dinho Ouro Preto caiu do palco durante um show, o que causou um traumatismo craniano leve e uma fratura na costela, rendendo dias internando na UTI. Em dezembro do mesmo ano, o vocal recebeu alta do hospital após quase um mês. Sem perder tempo, a banda se reuniu em estúdio para a gravação do álbum Das Kapital, lançado em junho de 2010. Atualmente, o quarteto está em turnê para divulgação desse novo trabalho.

Foto: Divulgação / My Space Oficial


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte