Guia da Semana

Você sabia que a Casa das Caldeiras, em São Paulo, tem um programa incrível chamado Obras em Construção que permite que pessoas e grupos se candidatem a uma residência artística?

+ Saiba quais são os coletivos que atuam em SP
+ Conheça o coletivo Ônibus Hacker

Isso quer dizer que artistas e coletivos podem ocupar o espaço e tocar todos os seus projetos com uma ajuda que vai desde o acompanhamento administrativo até a estruturação da proposta do artista.

A iniciativa rola desde 2008 e já recebeu mais de 200 projetos. “Acolhemos cerca de 20 por ano e é super especial. Tem mais coletivos e artes cênicas, mas também temos ateliês pra artistas plásticos”, diz Joel Borges diretor de projetos da Casa das Caldeiras.

Os selecionados permanecem em residência de três a oito meses mas Joel afirma que a ainda faltam muitas iniciativas como essas. “Em São Paulo tem poucos lugares que trabalham com residências artísticas e a falta do espaço para os artistas se encontrarem e criarem uma sinergia entre os trabalhos é fundamental”.

Todo início de ano eles abrem um edital para artistas, coletivos e portadores de projetos com propostas de oficinas, workshops e palestras. “A seleção é feita por um pequeno comitê com pessoas da antropologia, da arte e da cultura, então não é só um edital voltado para as artes. A gente sempre tem esse cuidado de estar atentos aos projetos que tem ligação com a cidade, com o território com as comunidades”, explica Joel.

Se você animou, visite o site da Casa da Caldeiras e mande a sua ideia! As inscrições vão até 10 de março de 2014.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 26 Fev 2014.