Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Cem anos de Noel e Adoniran

Em 2010, comemora-se o centenário de nascimento dos maiores expoentes do samba paulista e carioca.

Foto:Divulgação


Filho de imigrantes italianos, JoãoRubinato nasceu em agosto de 1910, em Valinhos, interior de São Paulo. Algumasdécadas depois, sob o nome artístico de Adoniran Barbosa, ele se tornaria umdos nomes mais importantes da história da música brasileira. Responsável por moldaro ritmo que hoje é conhecido como o samba paulista, Adoniran ainda é referênciaem termos de texto e musicalidade para compositores de diferentes locais eestilos.

Foto: Divulgação


Em dezembro do mesmo ano, na VilaIsabel, subúrbio carioca, a professora Martha de Medeiros Rosa dava à luz Noelde Medeiros Rosa. Foi um parto difícil, que acabou causando o afundamento damandíbula do menino. Mais tarde, o ferimento se tornaria uma das marcasregistradas de Noel Rosa, nome fundamental na história da música popularbrasileira. Responsável pela legitimação do samba do morro no asfalto e poremprestar novos ares ao ritmo, Noel é influência assumida de figuras como ChicoBuarque, Paulinho da Viola e outros sambistas - contemporâneos ounão.

Em homenagem ao centenário de nascimento desses doiscompositores fundamentais para a música brasileira, o Guia da Semana selecionou algumas obras para quem quer conhecer melhor a vida desses sambistas.

Arte: Fernando Kazuo


Arte: Fernando Kazuo




Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte