Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Chico Buarque

Colunista fala sobre a trajetória do artista carioca e sua importância para a música nacional.

Foto: Getty Images

Algumas pessoas exercem diversas funções ao mesmo tempo. Vontade incontrolável de ser tudo? Ausência de uma opinião formada, que as leva a seguir o que todos seguem? Não. Pelo menos, com Chico Buarque. Enquanto a maioria assume outras personalidades simplesmente para mudar uma maneira de vestir, escutar e até uma forma de falar, ele simplesmente deixou de ser o que queria, para mudar o que estava fora de seu alcance. Político na hora certa, cronista cuidadoso nas palavras, malandro como um bom brasileiro, amante verdadeiro, trovador das antigas e escritor nas horas vagas.

Muitos até consideram Chico brega, chato, velho. Porém, usam suas palavras sem ao menos saber quem as criou. Olhos nos olhos, a banda passar, amanhã vai ser outro dia, vai trabalhar vagabundo, entre outras tantas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Palavras e frases tão únicas que não fazem o menor sentido quando traduzidas para outras línguas. Chico criou formas e arranjos extremamente difíceis de serem reproduzidas, mas não pelas escalas complexas, e sim pela harmonia sentimental que sai de cada nota. Só ele sabe fazer o que faz.

Chico passou pela MPB, Bossa Nova e Samba, deixando seu toque especial em cada um. Como se não bastasse, teve a sorte de tocar ao lado de grandes nomes da música brasileira, enriquecendo ainda mais a cultura nacional. Ele foi Chico principalmente durante a ditadura, onde disse o que realmente queria dizer. Ali sim, assumiu seu lado político sem tomar um partido oficial. Conquistou mulheres com seu lado amante. Dizer que Chico Buarque é apenas mais um artista, é errado de certa forma. Escutar Chico não é escutar apenas um estilo musical consagrado, pois trocando em miúdos, Chico Buarque é um Gênero.

Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Publicitário.

Pecado gastronômico: Rodízio de comida japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog


Atualizado em 13 Out 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte