Guia da Semana



A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó foi formada em 1970 pelos irmãos José Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó), em Artorga, no Paraná. Foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios do Brasil e a incluir banjos e guitarras neste gênero musical. Também foram os pioneiros em estrear do estilo nas paradas da Billboard.

No início, tocaram em lugares inusitados, como circos, bancando a produção dos próprios bolsos até serem reconhecidos. Nesses 40 anos de carreira, alcançaram a marca de 35 milhões de discos vendidos, 31 álbuns inéditos, três DVDs, dois prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante e receberam até uma homenagem da escola de samba paulistana X-9. Até mesmo o estilo de cabelo adotado pelos irmãos virou moda na década de 80.

Em 1978, colheram os primeiros frutos do sucesso com o disco 60 Dias Apaixonados e conquistaram o primeiro disco de ouro da carreira. O ano de 1980 foi marcado pelo lançamento de Amante Amada, álbum que vendeu 600 mil cópias e ganhou disco duplo de platina. Mas foi em 1982, com a canção Fio de Cabelo, de Somos Apaixonados, que explodiram de vez e tocaram em todas as rádios do país.

Nos anos seguintes, emplacaram mais sucessos, como Se Deus me Ouvisse (1986); Fogão de Lenha (1987); No Rancho Fundo (1989); Evidências e Nuvem de Lágrimas, em parceria com Fafá de Belém (1990); Brincar de Ser Feliz (1992); Página de Amigos (1995); Alô (1999); Frio da Solidão (com o grupo Roupa Nova - 2001); Sinônimos com Zé Ramalho (2004); A Majestade, o Sabiá, com Jair Rodrigues, Arrasta Uma Cadeira (ambas de 2005). Esta última foi escrita especialmente por Roberto e Erasmo Carlos para cantarem com a dupla - e levou 14 anos para ficar pronta.

Ao ganharem o primeiro lugar no Show de Calouros, de Silvio Santos, em 1982, com a música Besta Ruana (Tonico e Tinoco), os dois deixaram de ser Irmãos Lima para virar Chitãozinho & Xororó. O nome foi dado pelo radialista Geraldo Meirelles, inspirado pela canção da dupla Athos Campos e Serrinha, de 1947, que falava sobre aves brasileiras. Já como Chitãozinho & Xororó, gravaram o primeiro disco, Galopeira, de 1970.

A dupla jamais se retirou dos holofotes e é considerada um exemplo para a nova safra de cantores sertanejos que aposta no estilo "universitário".

Foto: Divulgação
Site oficial: http://chitaoxororo.uol.com.br/2010/

Atualizado em 6 Set 2011.