Por Thiago Kaczuroski
![]() |
Em 2006, um dos mais atuantes e conhecidos atores brasileiros comemora 50 anos de carreira: Raul Christiano Machado Cortez, o Raul Cortez, que em agosto completa 74 anos. São 26 trabalhos na televisão, mais de 60 peças no teatro e quase 30 filmes no cinema.

No final do colégio foi trabalhar no cartório do pai, que queria que o filho estudasse Direito. Porém um convite para integrar um grupo de teatro amador acabou afastando o jovem da advocacia, e aproximando-o cada vez mais dos palcos.
A estréia como profissional aconteceu em 1956, com a peça Eurídice, no Teatro Brasileiro de Comédia, onde interpretou um papel figurante em que contracenava com Cleyde Yaconis e Walmor Chagas. Já na década de 60, integrou Os Jograis de São Paulo. O sucesso da montagem lhe rendeu alguns prêmios, consolidando de vez sua carreira de ator.
Estreou no cinema em 1964 no filme Vereda da Salvação, de Anselmo Duarte, representando o Brasil no Festival de Berlim e Menção Honrosa de Júri, no Festival de Brasília. Estréia na televisão com a novela Ninguém Crê em mim, de Lauro César Muniz, sob direção de Dionísio Azevedo.

A década de 80 foi marcante na televisão. Entre minisséries e novelas, destacam-se Baila Comigo, Jogo da Vida, Moinhos de Vento, Partido Alto, Brega e Chique e Mandala. Mas seu maior sucesso de público e crítica viria em 1996, com a novela O Rei do Gado, de Benedito Rui Barbosa, onde interpretava o imigrante Jeremias Berdinazi. Em 1999, viveu Francesco Magliano na novela Terra Nostra.

No final de 2004, Raul Cortez deu um susto nos fãs e familiares: após se queixar de dores abdominais, foi internado para a retirada de um tumor no aparelho gastrointestinal. Na época da internação, Raul estava na novela Senhora do Destino e estreava o filme Do Outro Lado da Rua, com Fernanda Montenegro. Atualmente, dá cursos e palestras sobre o ofício de ator, e não tem trabalhos programados para voltar aos palcos.
Atualizado em 6 Set 2011.