Guia da Semana

Ao redor do mundo, acontecem muitas feiras e festivais de arte, que dão vida a seus respectivos países e encantam os olhos de quem está por perto, também chamando atenção de pessoas que estão do outro lado do planeta.

Entre tantas opções, o festival Echigo-Tsumari Art Triennaleque, que acontece no Japão, em Satoyama - uma área de muito verde e uso agrícola - ganha destaque, sendo considerado o maior e mais incrível do mundo.

Foto: Takenori Miyamoto

O desenvolvimento do projeto tem o objetivo de apresentar um modelo de como as pessoas podem se relacionar com a natureza, com o conceito de que o ser humano já é parte dela. Dessa forma, ao ver as obras de arte , o visitante passa por socalcos de arroz e florestas de faias nativas, encontrando também os costumes tradicionais, paisagens incríveis e as culturas de Echigo-Tsumari através de todos os cinco sentidos.

Foto: Osamu Nakamura

No ano de sua criação, 2000, foi a era da cidade e da arte. No entanto, como a cidade afligia, as manifestações artísticas tornaram-se isoladas e gradualmente perdeu o poder de conectar as pessoas. Entretanto, a natureza e o estilo de vida de Satoyama inspirou os artistas a recuperarem as conexões e colaborações que a arte tiveram um dia, mas que foi quase perdido.

Hoje o festival acontece a cada três anos e as obras estão espalhadas em aproximadamente 200 aldeias, ao invés de exibidas em um único centro, uma abordagem que estaria em desacordo com a racionalização e eficiência da sociedade moderna.

Vagando entre obras de arte que enfatizam a beleza e riqueza de Satoyama, as manifestações - que incluem performances, instalações e muitas outras vertentes - revelam as camadas temporais acumuladas da habitação humana.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 17 Nov 2015.