Guia da Semana
Arte
Por Nathália Tourais

Conheça o Echigo-Tsumari Art Triennale, o maior festival de arte do mundo

Evento acontece em Satoyama, no Japão, e reúne movimentos artísticos e natureza.

Divulgação

Ao redor do mundo, acontecem muitas feiras e festivais de arte, que dão vida a seus respectivos países e encantam os olhos de quem está por perto, também chamando atenção de pessoas que estão do outro lado do planeta. 

Entre tantas opções, o festival Echigo-Tsumari Art Triennaleque, que acontece no Japão, em Satoyama - uma área de muito verde e uso agrícola - ganha destaque, sendo considerado o maior e mais incrível do mundo. 

Foto: Takenori Miyamoto

O desenvolvimento do projeto tem o objetivo de apresentar um modelo de como as pessoas podem se relacionar com a natureza, com o conceito de que o ser humano já é parte dela. Dessa forma, ao ver as obras de arte , o visitante passa por socalcos de arroz e florestas de faias nativas, encontrando também os costumes tradicionais, paisagens incríveis e as culturas de Echigo-Tsumari através de todos os cinco sentidos.

Foto: Osamu Nakamura

No ano de sua criação, 2000, foi a era da cidade e da arte. No entanto, como a cidade afligia, as manifestações artísticas tornaram-se isoladas e gradualmente perdeu o poder de conectar as pessoas. Entretanto, a natureza e o estilo de vida de Satoyama inspirou os artistas a recuperarem as conexões e colaborações que a arte tiveram um dia, mas que foi quase perdido.

Hoje o festival acontece a cada três anos e as obras estão espalhadas em aproximadamente 200 aldeias, ao invés de exibidas em um único centro, uma abordagem que estaria em desacordo com a racionalização e eficiência da sociedade moderna.

Vagando entre obras de arte que enfatizam a beleza e riqueza de Satoyama, as manifestações - que incluem performances, instalações e muitas outras vertentes - revelam as camadas temporais acumuladas da habitação humana.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 17 Nov 2015.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte