Guia da Semana

Foto: Divulgação

Assim que surgem os boatos de que uma banda vem para o Brasil, eu penso: "onde será que vai ser o show?". Afinal, o local escolhido influencia - e muito - na qualidade do espetáculo. O som, os preços e a acessibilidade são apenas alguns dos critérios que eu avalio antes de comprar o meu ingresso - a não ser que seja a minha banda favorita. Daí eu vou nem que for nos quintos dos infernos.

No entanto, tem um outro fator bastante importante e que pode fazer toda a diferença na hora do show: o espaço. Por exemplo, acho estranho o aclamado Franz Ferdinand tocar no Via Funchal - que tem capacidade para três mil pessoas - e o Coldplay marcar uma apresentação no Morumbi, onde cabe cerca de 70 mil espectadores. Pode ser que eu pague a minha língua, mas realmente não sei se Chris Martin e sua trupe lotam o estádio, que já recebeu mitos como Queen, U2 e AC/DC.

A solução? Para mim, Franz e Coldplay deveriam tocar no estacionamento do Credicard Hall, que tem capacidade para 14 mil pessoas. O Oasis fez um show por lá em 2006 e a única reclamação dos fãs foi a chuva forte. Outra opção seria a Chácara do Jockey, que abriga 25 mil pessoas. A prova de que o espaço tem prestígio é que, só em 2009, recebeu Radiohead, The Killers, Sting, além das clássicas Jane's Addiction e Faith no More, que tocaram no Maquinária Festival. A Chácara do Jockey, porém, perde no quesito acessibilidade e, em caso de chuva, o espaço vira um verdadeiro lamaçal.

Claro que, na hora de escolher onde será o show, entram também as preferências da banda e a verba disponível. Ao que tudo indica, o Franz gosta mesmo de shows menores: em 2006, os escoceses se apresentaram no Circo Voador e no Festival Motomix, no Espaço das Américas. Já no ano passado, fizeram um show fechado na boate The Week - cujos ingressos acabaram em 1h - antes de se apresentarem no Video Music Brasil. A maior apresentação que a banda fez no Brasil foi a abertura para o show do U2.

No entanto, as datas já estão marcadas, os lugares confirmados e, de repente, até os ingressos já foram comprados - no meu caso, desde outubro passado, para o show do Franz Ferdinand. Agora, é esperar para ver se algum dos dois shows deveria ser mesmo em um lugar maior ou menor. Façam suas apostas!


Ah, em tempo: a agenda de shows no Morumbi está concorrida para 2010. Já estão confirmados Metallica e Beyoncé, além do Coldplay. Há a possibilidade também de, após quatro anos, o U2 voltar ao Brasil. E se isso acontecer, a banda irlandesa terá o estádio como palco, como já é de costume.

Metallica
Estádio do Morumbi (São Paulo), 30 e 31 de janeiro.
Parque Condor (Rio Grande do Sul), 28 de janeiro.

Beyoncé
Parque Planeta (Santa Catarina), 4 de fevereiro.
Estádio do Morumbi (São Paulo), 6 de fevereiro.
HSBC Arena (Rio de Janeiro), 7 de fevereiro.
Parque de Exposições de Salvador (Bahia), 10 de fevereiro.

Coldplay
Praça da Apoteose (Rio de Janeiro), 28 de fevereiro.
Estádio do Morumbi (São Paulo), 2 de março.

Franz Ferdinand
Pepsi on Stage (Porto Alegre), 18 de março.
Fundição Progresso (Rio de Janeiro), 19 de março.
Via Funchal (São Paulo), 23 de março.

Quem é a colunista: Nádia Tamanaha, jornalista apaixonada por música, cinema, Corinthians e gatos.

O que faz: jornalista com diploma.

Pecado Gastronômico: batata frita.

Melhor lugar do mundo: um lugar onde estejam as pessoas que valem a pena.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.