Foto: Divulgação |
![]() |
Desconfie até do nome do autor em A Farsa, um dos lançamentos do mês pela editora Sextante. Cristopher Reich é americano, nascido em Tóquio e largou a carreira como bancário na Suíça para retornar aos Estados Unidos e dedicar-se à sua verdadeira vocação, os livros.
É seu sexto trabalho. Nele, narra a história de Jonathan, um médico que perde a esposa, Emma, durante uma escalada nos Alpes Suíços. Após a morte da companheira de oito anos, recebe recibos de bagagem em uma estação de trem em nome da falecida. Ao retirá-los, é atacado por dois policiais e a partir daí cai dentro de um mundo de trama, conspiração internacional e células terroristas.
Descobre que sua esposa o enganou durante todo esse tempo. Tinha uma segunda identidade. Trabalhava em algum tipo de serviço secreto. Uma espécie de 007 de sandálias. Agora ele quer respostas a todas essas interrogações. Como Emma está morta, precisa encontrá-las sozinho.
Os direitos da obra foram comprados em 2006 pela Paramount Pictures. E é em formato de filme que o livro se desenvolve.
Com capítulos que mais lembram cenas de longas, surpreende a cada personagem que insere na obra, às vezes de forma irresponsável, para justificar o desenrolar da trama. São tantas surpresas que se torna tolice tentar adivinhar quem é o mocinho ou vilão da história.
Desde os ataques às torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, pouca coisa sobre o assunto foi feita, seja nas telas ou na literatura. Em A Farsa, o tema é citado com coragem e autoridade.
É garantido o suspense, mas o livro exagera um pouco na quantidade de personagens em algumas situações. As respostas de Jonathan também se tornam figurantes com o seguir das páginas. Afinal, o médico viúvo descobre que agora está frente à situações mais importantes, como a tentativa de um ataque terrorista em 48 horas.
Sua missão fica complicada: além de descobrir quem realmente era sua esposa, precisa escapar de assassinos que o perseguem e ainda arranjar tempo para evitar o atentado.
O livro, que logo deve dar as caras logo na lista dos mais vendidos de ficção, traz linguagem correta, sem surpresas, e garante boas horas de entretenimentos para quem é fã de suspense.
No mais, tem final consideravelmente previsível, com a sensação de que devemos ter cenas dos próximos capítulos.
A Farsa
Editora: Sextante
Autor: Cristopher Reich
Avaliação: (**) Bom
(*) Vale o preço; (**) Bom; (***) Excelente
Leia a coluna anterior de Rafael Andrade Jardim:
Presidente do Mundo

O que faz: Jornalista de gastronomia, autor do livro Dossiê Corinthians e aspirante a empresário.
Pecado gastronômico: Macarrão a alho e óleo com queijo ralado e mostarda.
Melhor lugar do Brasil: Interlagos.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Chinese Democracy - GNR.
Fale com ele: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.