Guia da Semana

Foto: Divulgação

Considerados diários on-line, ou conhecidos pela publicação de textos ou fotos polêmicos, a febre dos blogs teve início no Brasil há 7 anos. Desde 2000, pessoas do mundo inteiro, adolescentes e adultos aderiam a este meio de comunicação. Eles contam detalhes de sua vida ou escrevem a respeito de algum acontecimento histórico no país ou no mundo. Uma pesquisa, realizada em junho do ano passado pela Pew Internet, revelou que mais de 12 milhões de usuários possuem um blog. O número representa mais 8% da população que tem acesso à internet.

Os blogs vieram para substituir os famosos diários ou caderninhos de adolescentes e são expostos para qualquer internauta ler, deixando de lado a invasão de privacidade e tornando-se algo de fácil acesso.

Mas não são somente os internautas comuns que possuem esta ferramenta. Várias personalidades, conhecidos da mídia, jornalistas e diretores de teatro aderiam aos blogs. Conheça alguns e saiba suas opiniões a respeito desta febre.

Foto: Divulgação
Para o diretor, apresentador e roteirista Marcelo Tas, estes "diários" são ferramentas essenciais para escrever o que estiver pensando. "Um blog serve como um lugar para pensar em voz alta. Portanto, o tema é livre e depende de cada dia. Na minha página, por exemplo, os temas mais recorrentes são os chiliques da urbanidade contemporânea", comenta o diretor.

Ele montou o Blog do Tas, antes mesmo desta febre entrar na moda. "Em agosto de 2003, quando fiz meu primeiro site pessoal, resolvi inserir nele um blog. Aos poucos, com a ajuda dos internautas, a página passou de uma brincadeira sem pretensão alguma à mais importante ferramenta que uso atualmente para trabalhar", explica Marcelo.

O roteirista abriu uma sessão só para vídeos e fotos em sua página. Além das fotos dele, costuma publicar imagens ou ilustrações feitas pelos leitores. As pessoas, que normalmente acessam para ler seus textos, discordam do que está postado, deixam suas opiniões, críticas ou sugestões. "Isso me deixa muito estimulado e orgulhoso da audiência tão atenta e inquieta, além de ter uma maior proximidade com o meu público", disse o apresentador.

Foto: André Wanderley
A protagonista da telenovela Maria Esperança, Bárbara Paz, montou sua página, pois queria colocar seus textos, falar a respeito de filmes ou espetáculos que assistiu. Ela não escreve todos os dias, mas sempre há algo falando sobre um momento que está passando e também de seus trabalhos. Às vezes, há somente uma foto ou uma poesia.

"Em um blog você pode falar sobre o que te inquieta, o que te estimula, te movimenta para um país melhor. Porque estamos todos no mesmo barco, na mesma corda bamba da vida e somos, querendo ou não, ligados de alguma forma. Aqui podemos e devemos falar sobre tudo", comenta Bárbara.

Foto: Carol do Valle
A ex-garota de programa Raquel Pacheco, conhecida como Bruna Surfistinha, conta como é seu dia-a-dia no blog. A idéia inicial foi uma maneira de desabafar, pois contava como era sua rotina de garota de programa. Hoje, como não exerce mais essa profissão, ela faz de seu relato um diário, contando como foi seu dia ou sobre alguma notícia que leu nos jornais, expondo a opinião.

Além de considerar como um diário, Raquel recebe muitas mensagens de leitores que elogiam sua coragem de contar como era sua vida de garota de programa e também pedindo auxílios, conselhos. "É uma responsabilidade muito grande, pois vejo que meus leitores confiam em mim, algo muito bom", comenta a ex-garota de programa.

Foto: Blog Sabrina Sato

Já a apresentadora do programa Pânico na TV, Sabrina Sato montou seu blog devido à cobrança dos fãs, mas diferente de muitos que o utilizam como diário, ela escreve somente a respeito de sua atividade profissional, das aventuras do programa e de viagens que faz. "Não gosto de falar de minha vida pessoal, prefiro contar sobre meus trabalhos ou do programa", comenta a apresentadora.

Sabrina acha interessante artistas adquirirem esse tipo de ferramenta, pois assim é fácil de ter acesso ao retorno dos fãs, suas críticas e sugestões. "É uma espécie de termômetro, para você saber se eles gostaram ou não do que você apresentou no último programa ou do seu último trabalho", disse Sabrina.

Os blogs falam de todos os assuntos. E dão esta liberdade de escrever a respeito do que interessa ao próprio usuário. Há os voltados para notícias, os diários, alguns são de declarações amorosas, divulgam espetáculos e discutem algo factual. "Eu acesso muitos, de notícias ou de poesias, existem diversos tipos e é legal porque você conhece várias culturas", comenta Sabrina Sato.

Para os artistas que possuem essa ferramenta, é interessante poder escrever sobre sua carreira ou até mesmo de sua vida pessoal. "Às vezes uma revista ou programa de TV divulga algo comprometedor ou uma fofoca de algum artista e, assim, ele pode ir até seu computador, acessar sua página e escrever o que realmente aconteceu e negar ou afirmar o que foi divulgado", relata Raquel Pacheco.

Essa forma de desabafar uniu os usuários para troca de idéias, conselhos. "Há blogs exemplares, antológicos, o nosso futuro esta aqui, nestas fibras óticas! E precisamos procriar palavras, dividir idéias, expressar sentimentos, salvar o que ainda temos de concreto, afirma a atriz Bárbara Paz.

Mas, como a internet é uma rua de mão livre, um blog deve ser bem utilizado e, quando se tratar de assuntos que envolvem desde política até cidadãos comuns, precisam ser escritos da maneira correta, sem prejudicar ninguém. "Cuidar de um blog é parecido como cuidar de um jardim ou uma horta. Se não for todo dia, com muito carinho e rigor contra as ervas daninhas, ele acaba em pouco tempo. Acima de tudo, você tem que ser sincero. Esta é a centelha que te une aos corações e mentes que ali clicam todos os dias, finaliza Marcelo Tas."

Conheça blogs de outros artistas!

Colaboraram:
? Marcelo Tas

? Montenegro e Raman

? Bárbara Paz

? Raquel Pacheco

? Sabrina Sato

Atualizado em 10 Abr 2012.