Guia da Semana

"Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto." A frase pode soar sombria, mas o autor, mesmo 205 anos após seu nascimento, conquista a curiosidade e desperta inspiração de pessoas de qualquer idade, em qualquer época.

+ Veja os 20 livros mais esquecidos em quartos de hotéis
+ Confira 5 livros de Charles Bukowski que você precisa ler
+ Veja os 13 livros mais vendidos da história

Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Edgar Allan Poe foi um dos primeiros escritores norte-americanos de contos, sendo considerado o inventor do gênero policial, também recebendo crédito por contribuição ao gênero de ficção científica. Apesar de tanta contribuição, Poe é lembrado apenas pelo rótulo de escritor de contos de terror, muitas vezes chamado de ícone do gênero.

Mas a verdade é que Poe não é uma mero autor de horror. Ele revolucionou o terror, e não “só” isso. Também escreveu muitos outros contos de diversas categorias: foi um dos pioneiros na literatura de suspense, com o detetive Dupin, personagem de A Carta Roubada, O Mistério de Marie Roget e Assassinatos na Rua Morgue, e que inspirou Conan Doyle a criar posteriormente o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes.

Porém, sua popularidade não fica apenas na literatura. Muitos, que podem sequer ter lido uma de suas obras, acabam se interessando pela imagem sombria que Poe transmite. O escritor estampa camisetas, é inspiração de séries, filmes e todo produto pop que alguém possa imaginar.

Você pode não conhecer os versos de O Corvo, mas já deve ter ouvido falar do seriado norte-americano The Following, ou quem sabe da série nacional produzida por Fernando Meirelles, Contos do Edgar. Para provar que Poe é mesmo pop, listamos produtos inusitados que homenageiam esse grande autor. Confira:

Série - The Following

A série norte-americana The Following é protagonizada por Kevin Bacon e estreou em 2013. A série parte da premissa de um agente do FBI, Ryan Hardy , que investiga um criminoso que usa a tecnologia para criar uma rede de serial killers com base nos ensinamentos deixados pelo poeta e escritor Edgar Allan Poe. Ela começou a ser exibida no Brasil a partir de 21 de fevereiro de 2013, pelo canal por assinatura Warner.

Filme - O Corvo (2012)

Neste filme de 2012, Edgar Alan Poe vai para a telona como personagem de seu próprio conto. O Corvo traz o poeta mais atormentado porque alguém resolveu usar a imaginação dele como inspiração para cometer crimes sangrentos. Para piorar e dar mais tempero ao jogo de gato e rato, sequestrou a namorada e pretende matá-la num curto espaço de tempo. Diante desse cenário, ninguém precisa ser Sherlock Holmes para se tocar que está diante de um típico filme de suspense criminal, com pistas que precisam ser desvendadas para salvar a próxima vítima de um intrigante assassino serial. Mas é claro que este é apenas um dos mais recentes filmes que citam Poe. Outros que se inspiram no escritor são: A Queda da Casa de Usher (1928), Os Assassinatos da Rua Morgue (1932), O Gato Preto (1934), O Solar Maldito (1960), A Mansão do Terror (1961), Muralhas do Pavor (1962), A Dança Macabra (1964), Orgia da Morte (1964), Histórias Extraordinárias (1968), Vincent (1982).

Série nacional - Contos do Edgar

Baseada nos contos do autor Edgar Allan Poe, traz para São Paulo e para os dias de hoje as histórias de mistério e suspense. Edgar é um homem de 39 anos. Sua vida mudou para pior após o bar em que trabalhava ser fechado pela prefeitura e sua esposa Lenora desaparecer. Um dos seus amigos de infância, Fortunato, aparece para ajudá-lo, dando-lhe um trabalho. Edgar tem certeza que Fortunato está envolvido no desaparecimento de sua esposa e planeja se vigar. Ele não tem ideia dos planos sinistros de Edgar, que são revelados apenas a um pombo cinzento, em referência à mais aclamada obra de Poe, O Corvo, e que simboliza a morte de sua esposa.

Game - Midnight Mysteries

Neste game, o jogador deve encontrar pistas para salvar o fantasma de Poe. Vale lembrar que fatos misteriosos cercam a morte do célebre escritor. As teorias sobre as causas da morte do escritor incluem suicídio, assassinato, cólera, raiva, sífilis e ter sido capturado por agentes eleitorais que o teriam forçado a beber para fazê-lo votar e abandonaram-no, já em estado de embriaguez. Porém, tudo é incerto.



Aplicativo - iPoe

Sim! Existe um aplicativo para iPhone chamado iPoe, no qual se pode ler algumas das histórias de Poe, belamente ilustradas, na tela do seu aparelho. As ilustrações são belíssimas e no site pode-se baixar wallpapers e a trilha sonora do aplicativo, que já tem sua segunda versão: http://ipoecollection.com/.

E isso é só o começo. Quadrinhos, ilustrações, animações e o que mais for possível fabricar já ganhou inspiração em Poe. É a prova de que a literatura pode divertir, entreter, informar e servir como base para as mais diversas mídias, não importa quanto tempo tenha passado.

Por Marina Marques

Atualizado em 17 Jan 2014.