Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação
Evanescence, Coldplay e Simple Plan prometem aparições no próximo ano

Quem esperava ver Madonna, Shakira e Green Day brilhando nos palcos em 2006, ficou chupando o dedo, e o pior de tudo: aqueles que ainda estão na expectativa, podem até ficar com o polegar atrofiado, pois não há nada confirmado para 2007. Apesar da decepção, não há motivo para entrar em depressão, certo? O Guia da Semana tem uma boa notícia: outros nomes da música internacional prometem "ferver" em solo brasileiro no ano que vem. No bloco dos confirmados está a banda emo Simple Plan, além de Ben Harper, Elton John, Evanescence, Deftones e Coldplay. Bob Dylan, Radiohead e outros gringos estão em negociação.

Logo de cara, precisamente em 20 de janeiro, São Paulo recebe os canadenses do Simple Plan. Formado por Pierre Bouvier (vocais), Chuck Comeau (bateria), David Desrosiers (baixo e vocais), Sebastien Lefebvre (guitarra e vocais) e Jeff Stinco (guitarra), o conjunto mostra sucessos como Shut Up!, Jump, Crazy, Perfect, Welcome to My Life e Untitled. Os emos vão ter que se segurar!



Poucos dias depois, o californiano Ben Harper (foto acima) divulga Both Sides of the Gun, no Via Funchal. O artista é conhecido pela mistura de blues, soul, folk e reggae. Criado em Los Angeles, na infância, o brinquedo predileto do músico era o violão, sem mencionar a variedade de tambores africanos, sinos chineses e flautas indianas.

Em fevereiro, os fãs de nu-metal vão se esbaldar. Os caras do Deftones aportam em terras brasileiras e garantem um som eletrizante. Logo após, o Coldplay empolga a galera com algumas canções inéditas, material que pode entrar no quarto disco dos caras. O conjunto de rock pós-britpop formado em 1998, na Inglaterra, é conhecido por suas melodias roqueiras e letras introspectivas. Muitos dizem, que os rapazes fazem um som que se aproxima de grupos como o Oásis. Pena que os ingressos para a apresentação já se esgotaram!



Orçado em quase R$ 8 milhões, o show do cantor Elton John (foto acima) em Copacana, no Rio, também está confirmado. O espetáculo gratuito que será em 17 de março acontecerá em frente ao hotel Copacabana Palace. O músico já vendeu milhões de discos em todo o mundo e é famoso por clássicos como Candle in the Wind e Rocket Man. Recentemente, o britânico fez turnê pelos Estados Unidos, Europa e Canadá.

Na mesma época de John, o canadense Bryan Adams invade os palcos nacionais. O cantor tocará em Porto Alegre (Teatro Sesi), Rio de Janeiro (Claro Hall) e São Paulo (Credicard Hall), provavelmente nos dias 3, 5 e 6 de março, respectivamente. O seu maior sucesso foi o álbum Waking up the neighbours (1991). O trabalho continha a balada (Everything I do) I do it for you, de Michael Kamen. Os preços das entradas ainda não foram divulgados.

Quem venera o som do Pink Floyd, vai se emocionar ao assistir o show de Roger Waters (em 23 e 24 de março, nas cidades de São Paulo e Rio, respectivamente). O lendário baixista, cantor e compositor traz The Dark Side of the Moon, baseado no álbum histórico do Pink Floyd, de 1973. É a segunda vez que o músico tocará no país. A primeira foi em 2002, com quatro apresentações lotadas. Ainda não há detalhes sobre os espetáculos do ano que vem.



Na segunda quinzena de abril é a vez do Evanescence (foto acima). Os gringos devem fazer três ou quatro apresentações, sendo que Sampa e a cidade maravilhosa estão no roteiro. O quinteto é comandado pela vocalista Amy Lee. O conjunto só explodiu em 2003, com o álbum Fallen e as canções My Immortal e Bring Me to Life. Em 2006, o grupo lançou o CD The Open Door.

Outra banda que também promete dar um pulo no país é o Aerosmith (ao lado). Formada em Boston, Massachusetts, no início dos anos 70, o grupo esteve nas paradas de sucesso na década de 90. Em 2006, com o fim do contrato com a Sony BMG, foi lançado uma coletânea, Devil´s Got a New Disguise, com grandes sucessos do conjunto. Os fãs precisarão de paciência, pois ainda não há mais informações sobre a apresentação.

Além de todos estes nomes, outros também podem pintar por aqui. É o caso do grupo britânico The Who. A banda ícone dos anos 60, como parte do movimento conhecido como "invasão britânica", alcançou sucesso mundial com My generation, Baba O´Riley, e I can´t explain.



O Radiohead (foto acima) também é cotado. O conjunto de rock alternativo é um dos mais respeitados da atualidade. Outro músico bastante aguardado é Bob Dylan. Nascido no estado de Minnesota, aos dez anos de idade, o artista escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Hoje é um dos maiores destaques da música norte-americana.

Na lista das prováveis aparições de 2007 estão ainda Rush, Keane, Seal e Pet Shop Boys. Agora é esperar e conferir se realmente estes nomes vão dar o "ar da graça" no ano que vem.

Saiba mais sobre os shows:

Simple Plan
Os canadenses prometem mostrar sucessos como Shut Up!, Jump, Crazy, Perfect...

Ben Harper
O cantor californiano volta ao país após oito anos.

Deftones
O grupo californiano aporta em terras brasileiras em 10 de fevereiro.

Coldplay
O grupo que está escrevendo o material do quarto CD promete mostrar inéditas.

(*) A produção dos outros shows ainda não informou mais detalhes.

Atualizado em 6 Set 2011.