Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

"Eu Faço Cultura" inicia nova temporada em Brasília

Projeto leva cursos, workshops, exposições, espetáculos de dança, teatro e muito mais à população.

"Eu Faço Cultura" inicia temporada em Brasília (Reprodução)

Com oito anos de sucesso na bagagem, o Eu Faço Cultura já fez check in e volta a percorrer o Brasil. Em 2014, treze cidades, entre municípios e capitais, receberão as atividades do projeto que leva às comunidades com fragilidades sociais cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, de fotografia, de percussão e de artes plásticas, além de workshops e muitas outras ações culturais, como shows e exibições de cinema.

Nos primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que volta a percorrer algumas cidades do Brasil.

A temporada 2014 do Eu Faço Cultura rodará o país com diversas atrações da música brasileira a partir deste mês até dezembro. A primeira cidade a receber o evento será Brasília, no dia 19 de julho. Na sequência, virão Novo Hamburgo e Porto Alegre (RS); Sorocaba, Santos, Santo André e São José dos Campos (SP); Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros (MG); Vitória (ES); e São Luiz (MA).

Patrocinado pela CAIXA SEGUROS, o Eu faço Cultura é o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Trata-se de uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE), cuja atuação envolve, exclusivamente, os mais de 92 mil empregados e aposentados da CAIXA em todo o Brasil. Sua mecânica prevê, por meio da Adesão ao Movimento, a doação espontânea de valores, que serão investidos em projetos culturais (neste caso, investidos no Projeto Eu Faço Cultura), cabendo a dedução na Declaração de Imposto de Renda (até 6% do Imposto Devido) do valor doado. Um direito garantido pela Lei 8.313/1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura – ou Lei Rouanet.

Essa dinâmica de fomento ao Projeto Eu Faço Cultura, faz dele o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).


Atualizado em 15 Jul 2014.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte