Guia da Semana

Por Roberta Nomura

Imortalizada por ser a terra natal de Dorival Caymmi e pelo estereótipo carnavalesco, a capital baiana recebe atrações culturais que vão além do axé e da MPB. Exposições e espetáculos teatrais fazem parte da programação soteropolitana.

O grande show do feriado de Tiradentes é da banda Cidade Negra, que chega a Salvador para apresentar as músicas do novo trabalho, Perto de Deus. No repertório estão antigos sucessos como O Erê, Sombra da Maldade e Firmamento.

Para os amantes de exposições, a dica é conferir a mostra Palavras e Obras, do multifacetado Bené Fonteles. O artista apresenta sua produção de artes plásticas e literatura, exibindo raízes baianas que remontam a década de 70, época em que viveu na capital baiana.

Nos palcos, a principal atração é o monólogo Mademoiselle Chanel. No espetáculo, Marília Pêra interpreta a estilista francesa que ditou moda e mudou o comportamento feminino. A atriz incorpora Chanel e revive momentos divertidos e trágicos, usando a ironia e inteligência, intrínsecas ao mito que inventou a "mulher moderna".

Outra boa opção no teatro é montagem Primeiro de Abril, que resgata momentos que antecederam e sucederam o golpe militar de 1964. Para não deixar as crianças fora da programação, o Teatro Vila Velha apresenta a história de um garoto que embarca rumo a um mundo encantado, na peça Rerembelde.

Atualizado em 6 Set 2011.