Guia da Semana

Por Douglas Brito

Uma das pérolas do dramaturgo americano Tennessee Williams, o drama Fala Comigo Doce Como a Chuva traz um jovem casal que expõe sua dor, sua desesperança frente ao destino da humanidade, cada vez mais só, com o homem cada vez mais voltado a seu próprio umbigo. Até 1º de maio na Usina do Gasômetro, com entrada gratuita.

Em cartaz até 23 de abril no Teatro Renascença, a peça Locomoc e Millipilli: Um Quebra-Cabeças Cheio de Aventuras conta a história de Millipilli, uma menina intrépida e divertida, amiga de Locomoc, o velho maquinista de trem que vive de suas lembranças e do sonho de reencontrar sua antiga locomotiva.

Uma das mais famosas obras do dramaturgo inglês William Shakespeare, a peça Sonho de uma Noite de Verão ganha nova adaptação com a Cia. Rústica. Em cartaz no Depósito de Teatro, até 21 de maio, a apresentação conta com a direção de Patrícia Fagundes. A versão gaúcha para o texto pode ser definida como uma comédia romântica em clima de cabaré.

Pela primeira vez na história da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia, a exposição é apresentada ao público gaúcho, que pode ver 17 autores com 65 fotografias. Destaque especial para o conjunto de trabalhos sobre os povos da Amazônia do fotógrafo Pedro Martinelli, presente na Coleção desde 1994

A Galeria do Instituto Moreira Salles recebe a exposição A Descoberta do Mundo, em homenagem à escritora Clarice Lispector (1920-1977). Já apresentada no Rio de Janeiro a mostra traz 60 documentos, são imagens que constituem uma fotobiografia da ficcionista em diferentes fases, além de reproduções fac-similares dos originais de sua obra.

Em parceria com o Museu de Arte Moderna - MAM do Rio de Janeiro, o Santander Cultural apresenta a Coleção Gilberto Chateaubriand, considerado o maior colecionador de artes visuais do Brasil. O destaque são obras de 80 artistas nacionais, produzidas nos últimos 15 anos, parte representativa do acervo contemporâneo.

Atualizado em 6 Set 2011.