Guia da Semana

Visitar a exposição Fernando Pessoa, Plural Como o Universo é uma rara oportunidade de mergulhar na vida e na obra do poeta português. Muito mais do que observar a obra do artista, o público pode tocar, ouvir, sentir, imaginar.

Em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até janeiro de 2011, a mostra traz livros, poemas, fotografias, filmes, manuscritos e cabines dedicadas a seus diversos heterônimos - dos mais famosos aos menos conhecidos. Entre eles destacam-se Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Barão de Teive, Bernardo Soares e Ricardo Reis.

Fotos: Nathalia Clark/ APH
O poeta de várias faces: heterônimos estão representados na mostra

Longe de ser um passeio estático e passivo, a exposição faz o visitante pensar, relacionar e explorar o mundo do poeta. Nas cabines, as poesias são trocadas conforme a movimentação de quem as observa. Ao fundo, é possível ouvir a água do mar, a máquina de escrever e o canto dos pássaros, sons que aproximam a realidade de Fernando Pessoa e o público.

Durante a visita, é possível ainda escutar as poesias, ver poemas impressos e projeções e observar documentos e fotos de Fernando Pessoa. Quadros de pintores portugueses e o vídeo Pessoas, produzido pelo documentarista Carlos Nader, com roteiro do também poeta Antônio Cícero, completam o cenário.

Exposição conta com livros impressos e digitalizados

O livro Mensagem, de 1934 - único que Fernando Pessoa conseguiu publicar em vida - também marca presença na mostra. Na montagem dedicada à publicação, o mar, um dos marcos da obra do poeta, fica em evidência: trechos do livro são projetados em tanques de areia e apagados pelo vai e vem das ondas.


Em labirintos, poemas acompanham o público


A exposição é a primeira sobre um autor português no Museu da Língua Portuguesa. Fernando Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa, e escreveu poemas, contos, ensaios e críticas literárias. O poeta morreu em 1935, sem ter se tornado conhecido sequer em Portugal.

Após sua morte, originais de sua obra foram encontrados e publicados, transformando o poeta de várias faces em um dos escritores mais importantes da literatura, não só portuguesa, mas ocidental.


Serviço
Local: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo - SP.
Telefone: (11) 3326-0775
Data: até 30 de janeiro de 2011.
Horários: Terça a domingo, 10h às 18h.
Preço: R$ 6,00. Gratuito aos sábados.

Atualizado em 6 Set 2011.