Guia da Semana

Uma exposição com formato inovador e preparada de acordo com a preferência do público. Assim é a Galeria Caixa Brasil - Obras Selecionadas, que leva a cinco cidades brasileiras, simultaneamente, 27 telas de pintores consagrados, como Di Cavalcanti, Djanira, João Câmara e Tarsila do Amaral.

A mostra, aberta ao público em 12 de janeiro em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador, e no dia 13 em Brasília, reunirá, ao todo, 135 obras famosas do acervo da Caixa, escolhidas por mais de 16 mil pessoas em todas as regiões do país.

A votação ocorreu em novembro de 2010, durante a exposição Galeria Caixa Brasil, realizada nas capitais brasileiras. Na ocasião, cada visitante teve a oportunidade de apontar três obras de sua preferência.

Para compor a mostra, foram selecionados os cinco quadros mais votados em cada capital. Dessa maneira, os cinco espaços da Caixa Cultural receberão 27 obras: a mais votada no Estado e outras 26 telas, representando as outras regiões do país.

No Rio de Janeiro, a obra mais votada foi Ida a Paquetá, de Nicolau Facchinetti, pintada em 1886, em óleo sobre madeira. Também estará na mostra carioca a tela Natal Brasileiro Sem Neve, de Toninho de Souza, uma das mais votadas em Maceió, Alagoas.


Serviço
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 25, sobreloja, Centro.
Telefone: (21) 2544-4080
Datas: 13 de janeiro a 13 de fevereiro de 2011.
Horários: Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h.
Preço: Grátis


Foto: Divulgação
Legenda: Exposição carioca terá Natal Brasileiro sem Neve, tela de Toninho de Souza, uma das mais votadas em Maceió

Atualizado em 6 Set 2011.