Guia da Semana

Video Games Live é um show de orquestra liderado pelo compositor de músicas para videogame, Tommy Tallarico que, há mais de 20 anos, toca a trilha de vários jogos com uma orquestra local de cada cidade por onde passa. Porém, para quem gosta de videogames, o evento é muito mais que isso.

O show em São Paulo aconteceu em 7 de outubro e chegou rodeado de expectativa, já que, no ano anterior, ele não esteve por aqui por falta de disponibilidade de espaço. Em 2009, a apresentação foi especial. Antes de começar, havia algumas televisões exibindo jogos como Guitar Hero, Gears of War e Mario Kart Wii. A organização foi fraca e muito ficou a desejar desse pré-show, que é sempre muito esperado pelos fãs do evento.

Já no palco, houve um concurso de cosplay, que são pessoas fantasiadas de personagens de jogos. O campeão foi Air Man, do jogo Megaman, com uma fantasia que tinha um ventilador funcionando.



A banda paulistana Megadriver, especializada em tocar músicas de videogame em estilo heavy metal, abriu o Vídeo Games Live e foi muito aplaudida pelo público, tocando seis canções, entre elas a trilha de Sonic e Altered Beast.

Após a apresentação, a orquestra Villa Lobos começou com o show principal. Durante o espetáculo, dois vídeos chamaram a atenção: uma homenagem a Michael Jackson e um do Pac Man sendo perseguido por três fantasmas nas ruas de Nova Iorque.



Houve também dois momentos com a participação do público. Uma pessoa foi escolhida para jogar Space Invaders, usando seu corpo para mover a nave. Se conseguisse terminar o primeiro nível em dois minutos, ganhava um prêmio.

Porém, a gritos de "uh, vai morrer!" o participante não aguentou a pressão e ganhou somente o prêmio de consolação. Após o intervalo, o ganhador do torneio de Guitar Hero, que aconteceu antes do show, subiu ao palco e teve o desafio de fazer mais de 200 mil pontos no jogo, na música Sweet Emotion, do Aerosmith, na dificuldade hard (difícil).

Claro que o público não facilitaria e, depois de gritos pedindo para que ele fizesse tudo na maior dificuldade, a expert (especialista), o participante começou o desafio junto com a orquestra e Tommy. Ele não cedeu a pressão e terminou a música com 230 mil pontos, ganhando o brinde.



Todos os grandes jogos estavam presentes e os preferidos do público brasileiro também entraram, como Chrono Trigger e Kingdom Hearts. Outros como Super Mario, Zelda, Metroid, Metal Gear Aolid e God of War foram muito bem representados, e a interação de Tommy Tallarico com o público foi excessiva às vezes, porém o mantinha muito animado. A trilha sonora de Halo, jogo que é carro chefe do console da Microsoft, tocou e teve uma surpresa. O personagem principal do jogo apareceu no palco, segurando a bandeira do Brasil e, em seguida, Tommy entregou para ele a bandeira das olimpíadas, parabenizando o país por ter sido escolhido para as sediar as olimpíadas de 2016.

Para os que entendem de videogame, até agora, tudo que escrevi sobre o show é só uma pequena porção do que realmente já existe nesse meio. Mesmo com o crescimento da venda de consoles no Brasil, jogar ainda é um hobby para poucos. Para os que não jogam e não entendem a importância de eventos como esse, vou tentar explicar.

A música em si, tocada pela orquestra, já é algo muito bonito de se ver e ouvir, porém o que realmente tocou as pessoas durante o show foi a lembrança de suas próprias vidas enquanto as elas tocavam. Para mim, foi o momento em que a trilha de Shadow of the Colossus, jogo do console Playstation 2, tocou. A execução da orquestra foi perfeita, era um jogo não esperado para estar no show e me fez lembrar de todas as dificuldades que tive com esse ele, onde eu trabalhava, estudava e as pessoas que o compartilharam comigo e como foi o primeiro jogo que senti a necessidade de mostrar para minha esposa, de tão bonito e único que é. Cada pessoa que assiste ao Video Games Live tem um momento como eu tive: saber que há tantas outras que compartilham desta paixão por videogames e se emocionam tanto quanto você, já faz valer o show.



Altamente recomendado e, com certeza, estarei presente no show do ano que vem.

Quem é o colunista: Formado em jornalismo, casado e trabalha em uma empresa de tecnologia.

O que faz: Gosto de assistir filmes, ficar em casa, ler, conhecer lugares novos e jogar videogame.

Pecado gastronômico: Sorvete de capuccino, feito em casa por mim e pela minha esposa.

Melhor lugar do mundo: Minha casa, em um sábado chuvoso, à tarde, com minha esposa, um computador e meus videogames..

Fale com ele: camposaraujo @hotmail.com ou acesse seu twitter.

Atualizado em 6 Set 2011.