Guia da Semana

George Harrison completaria 70 anos nesta segunda, 25 de fevereiro. O “beatle quieto”, como era conhecido, morreu em 2001 decorrente de um câncer.

Com um trajetória que se diferencia em vários aspectos da dupla Lennon/McCartney, Harrison é o beatle predileto de muitos fãs. No início da banda, o “caçula” era “apenas” o guitarrista, e suas composições não tinham muito espaço nos álbuns da banda, podadas principalmente pelo controlador McCartney.

+ Confira os shows internacionais confirmados no Brasil em 2013
+ Relembre o show de Roger Waters no Estádio do Morumbi

Harrison foi o primeiro beatle a se encantar pela cultura Hare Krishna. Muitos anos antes dos quatro embarcarem para um retiro espiritual na Índia com o guru Maharishi Maheshi onde surgiu a inspiração para gravarem o cultuado Álbum Branco, em 1968, o guitarrista já flertava com a música indiana.

A primeira grande chance de Harrison nos Beatles veio com o álbum Revolver, em 1966. A ótima “Taxman”, composição sua que criticava a abusiva taxa tributária britânica, abriu o disco. Foi a primeira vez que uma canção do guitarrista frenquentou um lado A de um álbum dos fab four.




A partir de Revolver, Harrison conseguiu, aos poucos, ocupar um espaço de relativo destaque na banda, emplacando ao menos uma canção autoral por trabalho. No disco seguinte a Revolver, o emblemático Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o quiet beatle compôs “Within You, Without You”, a canção com maiores influências da música indiana em toda a história dos Beatles.



Harrison não foi um entusiasta da fase “conceitual” dos Beatles, marcada pelo lançamento de Sgt. Pepper’s e do complexo e menos inspirado Magical Mistery Tour. Com Paul no comando completo da situação, Harrison acumulava composições para a sua até então inexistente carreira solo.

O músico voltou a se importar com as escolhas da banda a partir do Álbum Branco. O disco, duplo, é um dos mais importantes da história dos Beatles. No trabalho, Harrison, um virtuoso guitarrista, compôs a clássica “While My Guitar Gently Weeps” ao lado do amigo Eric Clapton, o único não beatle a ter crédito por uma canção do grupo.



Abbey Road
, último álbum gravado pela banda, trouxe um George Harrison muito inspirado. O trabalho traz duas das canções mais conhecidas e respeitadas do guitarrista: as belas “Something” e “Here Comes The Sun”. Antes, em Let it Be, lançado em 1970 - mas gravado com extrema dificuldade em 1967/68 – os atritos com Paul foram ainda mais frequentes e a relação de Harrison com Paul chegou a seu limite.



Todas as composições rejeitadas pelos Beatles ao longo da existência da banda foram guardadas por George, que, ainda em 1970, lançou o LP triplo All Things Must Pass, considerado por muitos o melhor disco já produzido por um ex-beatle. O trabalho traz um George mergulhado na cultura Hare Krishna, inspiradíssimo e tranquilo. O hit “My Sweet Lord” é uma das canções mais importantes de George.



Living in the Material World, de 1973, é um dos últimos trabalhos de inspiração genuína de George. A faixa-título também batiza o documentário sobre a vida de George lançado por Martin Scorsese em 2011.



Com uma trajetória marcada pela paixão pela música e pela cultura Hare Krishna, que influenciou diretamente quase todas suas composições, George Harrison foi um dos principais responsáveis pela disseminação da cultura indiana no Ocidente e marcou a vida de milhões de fãs com canções de inspiração ímpar. O legado de George nunca será esquecido.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 25 Fev 2013.