Guia da Semana

A 14ª edição do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) acontece de 23 de julho a 1º de setembro, no Centro Cultural FIESP, localizado na Avenida Paulista. O evento, que tem entrada franca, reúne projetos de diversos países nas áreas de instalações, animações, games, aplicativos e música eletrônica.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2013
+ Estreias no teatro em São Paulo

Para te ajudar a escolher as atrações que merecem ser visitadas, o Guia da Semana fez uma listinha com os imperdíveis do evento. Confira:

Instalação Cloud Pink, dos sul-coreanos Hyunwoo Bang & Yunsil Heo

Quem nunca teve vontade de tocar em uma nuvem? A instalação dos convida sul-coreanos convida os visitantes a tocar nas “nuvens cor de rosa”, projetadas num imenso tecido suspenso no ar. A sensação é única.

Monkey Business, dos alemães Ralph Kistler e Jan M. Sieber


A instalação Monkey Business conta com o macaco Monito, que, por meio de um sensor, consegue imitar fielmente os movimentos dos visitantes.

Attraction, de Anrick Bregman & Koji Morimoto


Attraction, dirigido por Koji Morimoto e Anrick Bregman, é o primeiro anime interativo do mundo. Criado como parte de uma campanha antitabagismo, o anime conta a história de Hiro, Koichi e Ren, três adolescentes que vivem em Tóquio no ano de 2050 e descobrem que crescer não é tão divertido quanto parece à primeira vista. Os visitantes podem mover a câmera e ajudar os personagens a vencerem os obstáculos.

140, de Jeppe Carlsen


O jogo 140, desenvolvido pelo game designer de Limbo e composto por plataformas com gráficos coloridos abstratos, é minimalista e desafiador. Para ter sucesso no jogo é preciso superar os obstáculos controlados por uma trilha sonora eletrônica energética e melancólica. Sai na frente quem tiver consciência rítmica, elemento central da jogabilidade do game.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 23 Jul 2013.