Guia da Semana

Foto: Reprodução

Sou fã de Dave Matthews Band. Mas não aquele tipo de fã que sabe tudo sobre a banda, como: qual o chiclete favorito do baterista Carter Beauford ou a marca do violão do Dave Matthews. Não, sou do tipo de fã que gosta da música, das letras e harmonias. Em outras palavras, sou um fã pé no chão. Mas, como todo fã, esperei o lançamento do último disco da banda: Big Whiskey and the Groogrux King. E confesso que fiquei bastante surpreso.

A morte do saxofonista LeRoi Moore colocou fim a uma crise que rondava a banda, depois do conturbado disco Stand Up. A mídia caiu em cima, alguns músicos não gostaram e até fãs criticaram. Não é o meu disco favorito da banda, mas as versões ao vivo das músicas são excelentes. Aliás, quem quer ouvir Dave Matthews Band de verdade tem que escutar as versões gravadas em shows. Só dessa forma é possível ver as técnicas, os improvisos, o feeling que os caras têm.

Ano passado, tive o privilégio de assistir a um show deles no About us Festival. Estava ansioso, pois queria ver como eram ao vivo, o entrosamento entre eles, a qualidade do som. Quem gosta de música ou quem é músico, tenho certeza de que gostou do que viu. Realmente, para fazer o que eles fazem tem que ter muito conhecimento musical, e principalmente, pessoal.

O novo disco é um tributo a LeRoi. Começa e termina com um solo de sax e enriquecem as outras músicas. As letras são para cima, e o tradicional swing de Dave no violão dá espaço às guitarras com uma leve distorção que, na minha opinião, caíram muito bem. A bateria de Carter é um show à parte e, como ele mesmo disse: "deu tudo de si para esse disco". Por isso, se você está esperando melodias como Crash Into Me, #41 e The Space Between, esqueça. O novo single, Funny The Way It Is, fica na cabeça e abre muito bem este novo momento da banda sem um dos seus integrantes originais. Porém, quero ver as versões destas músicas ao vivo, para ter uma opinião mais verdadeira.

Leia as colunas anteriores de Fernando Segredo:

Vende-se talento

Eu sou Músico

Por quê $erá que ele$ voltam?


Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Redator Publicitário.

Pecado gastronômico: Comida italiana ou japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

O que está escutando em seu mp3, iPod ou no carro: Dave Matthews Band, João Gilberto, Vanessa da Mata

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.