Guia da Semana

Por coincidência, no mesmo dia (terça-feira, 26) em que veio a público a carta demissionária de Isaac Karabtchevsky, a Ospa realizou um concerto oficial, no Salão de Atos da UFRGS. E, ao que tudo indica, a notícia não chegou a perturbar os músicos, que executaram com destreza obras de Brahms e Mozart, sob a batuta do regente e pianista João Carlos Martins. Ao falar com o público, o maestro mencionou o fato de a Ospa ter, em sua história, a presença de alguns dos maiores maestros do País, em uma referência à Isaac Karabtchevsky, apesar de não tocar no assunto de sua carta de demissão.

Na primeira parte da apresentação, a Ospa executou a Sinfonia Nº 1 em Dó Menor, de Brahms. A interação com os músicos e a energia desprendida pelo maestro emocionou a plateia, que aplaudiu em pé, aos gritos de "bravo". Ofegante, Martins lembrou que Porto Alegre foi o primeiro lugar onde foi convidado a atuar depois de tornar-se maestro.

Na segunda parte do concerto, Martins executou, ao piano, o Concerto para Piano e Orquestra Nº 27, de Mozart, e a música tema do filme Cinema Paradiso, de Ennio Morricone. Mostrando que a música supera qualquer desafio, o maestro e pianista levou seu público às lágrimas. Depois de voltar três vezes para agradecer a plateia, que não cansou de aplaudi-lo de pé, João Carlos Martins voltou ao piano e dedilhou a canção Luiza, de Tom Jobim.

Atualizado em 6 Set 2011.