Guia da Semana

O regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Isaac Karabtchevsky, divulgou nesta terça-feira (26) uma carta de demissão do cargo. Segundo o maestro paulista de 75 anos, o pedido já havia sido encaminhado há cerca de um mês ao presidente da Fundação Ospa, Ivo Nesralla. A notícia foi publicada pelo site do Segundo Caderno de Zero Hora.

Karabtchevsky, que assumiu a Ospa em 2003, afirma que ainda vai atuar à frente da orquestra em novembro e dezembro. Entre as razões da demissão, o regente cita a demora na construção da nova sede da orquestra.

- Faltou-nos apenas, e isso o constato com muita tristeza, realizar nosso velho sonho da construção do Teatro da Ospa. Também lamento não ter podido implementar outra aspiração, tão importante quanto o teatro: (.) levar a música a comunidades carentes, como uma forma de, através dela, incluir o jovem dentro do processo social, dando-lhe identidade e uma razão de viver - escreveu Karabtchevsky, também diretor da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Rio de Janeiro.

O presidente da Fundação Ospa, Ivo Nesralla, diz que a orquestra pretende garantir que Karabtchevsky continue no cargo.

- Fiz um apelo a ele para que não saísse (da orquestra) por enquanto. Pretendo tratar do assunto com o novo secretário. Tudo vai ser feito para mantê-lo no cargo - afirmou Nesralla, acrescentando que o trabalho nas fundações do novo teatro, em terreno ao lado da Câmara de Vereadores, deve começar ainda este ano.

Atualizado em 6 Set 2011.