Guia da Semana



No romance Longe Daqui, de Amy Bloom, a jovem judia Lillian Leyb deixa a Rússia após toda a sua família - os pais, o marido e a filha - ser morta num massacre. Motivada pelas histórias de fartura e liberdade que ouvia sobre a América, parte para Nova York em 1920.

Logo depois de desembarcar na nova cidade, encontra trabalho como costureira num teatro e se envolve com o ator Meyer Burstein, que, no entanto, não sente qualquer atração sexual pela moça. É com o pai dele, Reuben, que Lillian divide a cama de casal durante a maior parte do tempo. Certo dia, recebe a notícia de que sua filha, Sophie, não está morta. Teria sido encontrada, salpicada de sangue e sujeira, perto da antiga casa, e levada para a Sibéria. E é para lá que Lillian parte, sem qualquer apoio de Meyer ou Reuben.

De trem até Chicago, passa por diversas situações, além de se deparar com inúmeros personagens em sua jornada. O texto foi Inspirado na história de Lillian Alling, imigrante russa que tentou voltar a pé de Nova York à sua terra, recusando qualquer oferta de carona.

***

Longe daqui

Autora: Amy Bloom
Editora: Nova Fronteira

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 224

Preço de capa: R$ 29,90

Atualizado em 6 Set 2011.