Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Madonna nas telonas

Com altos e baixos, Madonna aparece em quase 20 filmes desde a década de 80.

O grande estouro de Madonna nas telonas aconteceu em 1985 com a prrodução Procura-se Susan Desesperadamente. O filme arrecadou U$ 40 milhões nas bilheterias e a cantora roubou a cena de Rosana Arquete, além de assinar uma faixa da trilha sonora com a música Into the Groove. Mas, antes da fama, ela marcou presença no filme Um Certo Sacrifício, de 1979.

A próxima grande participação de Madonna nos cinemas aconteceu em 1987 com o Quem é Essa Garota, estrelado por ela. O filme arrecadou pouco mais de U$ 7 milhões nos EUA e mostrou sua veia cômica. Em 1990, ela aceitou o convite do diretor Warren Beatty para atuar em Dick Tracy (foto), onde encarnou uma cantora de cabaret. A relação dos dois foi além do profissional e eles acabaram tendo um romance fora das telas.

Em 1991, Madonna lançou o documentário mais comentado do mundo da música. Na Cama com Madonna mostra os bastidores da turnê Blonde Ambition, o relacionamento da cantora com o Beatty e apresentações polêmicas, como a Like a Virgin, onde ela simula uma masturbação no palco. O filme arrecadou cerca de U$ 15 milhões e foi sucedido por Uma Equipe Muito Especial, ao lado de Rosie O´Donnel.

Durante toda a década de 90, Madonna estrelou vários filmes, muitas vezes sendo bombardeada pelos críticos e enfrentado alguns fracassos de bilheteria como Sem Fôlego, que alcançou um pouco mais U$ 1 milhão. Porém, em 1996, ela incorporou Evita (foto) numa adaptação cinematográfica da peça de Tim Rice e Andrew Lloyd Weber. Por sua personagem, Madonna ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz e o filme ganhou o Oscar por Melhor Canção Original. Nas bilheterias, também não fez feio, arrecadando quase U$ 50 milhões.

Quatro anos depois, em 2000, participou de Sobrou para você, uma comédia romântica ao lado de Ruppert Everett. No filme, Abbie, personagem de Madonna, engravida do melhor amigo que é gay. A gravidez não programada confunde a vida dos dois. Em 2002, ela enfrentou outro fracasso de bilheteria na produção Destino Insólito (foto), dirigida pelo seu marido Guy Ritchie. A história de uma milionária que se apaixona por um marinheiro arrecadou menos de U$ 600 mil dólares. No mesmo ano, ela assina a música tema do filme 007 - Um Novo Dia Para Morrer e faz uma participação especial de 2 minutos.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte