Guia da Semana
Arte
Por Daniel Moreira

Mãos que emocionam

Grupo de teatro de Xanxerê mistura música, dança e línguas de sinais.

O Coral Cênico de Mãos "Angels" é um grupo de crianças e jovens voluntárias de Xanxerê (Daniel Moreira)

O Coral Cênico de Mãos "Angels" é um grupo de crianças e jovens voluntárias de Xanxerê (SC), 50 quilômetros de Chapecó, fundado em 2009. O grupo realiza atividades educativas inclusivas voltadas para jovens surdos e ouvintes e tem como objetivo é divulgar e unificar a inclusão do mesmo com o universo da Linguagem Brasileira de Sinais – Libras. O grupo também é um exemplo de inclusão social, e já foi premiado pelo Ministério da Educação.

Veja outros passeios e programas em Chapecó

A Fundadora do grupo Sônia Adriana de Oliveira relata que a iniciativa surgiu durante a faculdade: “Eu conheci uma pessoa que era surda, e sentia muita dificuldade em me comunicar com ela, e me sentia frustrada. Então mais tarde eu, que sempre gostei da arte e da dança, resolvi incluir a linguagem de sinais em apresentações de dança, para que o público que não ouve, também pudesse apreciar e entender o queestava vendo”.

O grupo conseguiu observar também que para ensinar a língua brasileira de sinais para adolescentes ou crianças que não fossem surdas e/ou portadoras de deficiência auditiva, é preciso despertar o interesse através de uma atividade que lhes proporcione motivação. Foi então que o Coral Cênico de Mãos escolheu ensinar pela interpretação de músicas comuns ao seu ambiente e também através da dança contemporânea.

De acordo com o dançarino Lucas Miglioranza, no início das apresentações sempre dá um nervosismo, mas que é logo superado pela emoção. “As pessoas sempre se emocionam com as nossas apresentações, pois sempre levamos algo novo, aquilo que as pessoas não estão acostumadas a ver”, ressalta Lucas.

As expressões que mudam o tempo todo ditam o ritmo e o corpo acompanha com a dança. Assim música e movimento formam uma linguagem capaz de ser compreendida tanto por quem ouve, quanto por quem vive em um mundo de silêncio.

Para quem quiser se deixar emocionar, basta entrar em contato com o grupo pelo telefone 49 8408 3567 e ver aonde será a próxima apresentação! 


Por Daniel Moreira

Atualizado em 15 Mai 2013.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte