Guia da Semana

O artista Maurício Ianês realiza performance dentro do projeto Presença Permeável, que acontece na Praça das Artes. Até o próximo sábado, 20 de agosto, sempre das 14h às 18h, o artista estará ocupando o Vão Livre do espaço, com os olhos vendados, interagindo com as pessoas que passam pelo local.

Ianês diz que essa interação pode variar muito. “A relação com o público pode ser até mesmo mais incisiva, como por exemplo, se eu trombar com alguém… gosto de envolver os espectadores na criação, pois é sempre um lugar reservado a instituição e ao artista. Tento desconstruir isso com a minha arte”.

A mesma performance foi apresentada no Rio de Janeiro este ano, mas durou apenas um dia. A interação é uma marca de seu trabalho. Em uma de suas várias performances, Maurício Ianês já ficou uma semana (sete horas por dia) sentado, imóvel e em silêncio, vestido de preto, com uma pilha de papel de carta branca no colo e o olhar fixo em uma cadeira colocada na frente do artista. Quando alguém sentava, ele entregava uma das folhas em branco. O público tinha a liberdade de interação, mas o artista permanecia imóvel. A apresentação foi feita em São Paulo e Curitiba.

Presença Permeável

O projeto Presença Permeável convida artistas a ocuparem o Vão Livre da Praça das Artes. Ao todo, são quatro artistas por mês, promovendo interação entre o espaço e o fluxo de pessoas. Além de Ianês, o projeto apresenta, no dia 19 de agosto, a partir das 15h, Felipe Bittencourt.

Já no dia 26 de agosto, das 11h às 13h, a artista Ana Teixeira realiza o trabalho Coleta de Espécimes Locais, em que entrevista pessoas que estiverem passando pelo espaço. Os dados serão transformados em desenhos e anotados em um livro-registro, espécie de arquivo sobre espécimes humanos em diferentes cidades e países. Cada participante recebe um carimbo na pele, que o identifica como um “objeto” já estudado.

A partir das 14h, a artista Cláudia Di faz referência ao charlatanismo e à fantasia do imaginário brasileiro, por meio da troca de histórias, desenhos e jogos improvisados. A apresentação se chama Fantasia de um Diálogo. A performance encerra a programação de agosto do projeto Presença Permeável na Praça das Artes.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 19 Ago 2016.