Guia da Semana



Veio do Ceará a maior novidade do electro-rock-super-miscellaneous-something brasileiro. E é verdade sim que eles têm causado frisson nas cenas musicais independentes do Brasil inteiro desde as primeiras vezes em que foram vistos ao vivo nas grandes capitais. O duo Montage existe desde 2005, formado por Leco Jucá e o vocalista Daniel Peixoto, mas até então não tinha lançado nenhum disco. A espera acabou com o recém-chegado I Trust My Dealer, disponível para download gratuito.

A dupla faz parte dessa nova leva de bandas que se divulgam e atingem seu público via internet. No caso deles, além das músicas disponíveis no MySpace e no Trama Virtual - muito antes do lançamento do disco- , existem dois outros aliados inseparáveis e de muito peso: a presença de palco completamente visceral de Daniel Peixoto (que alguns classificam como uma mistura de Madonna e Iggy Pop) e seu visual andrógino, ousado e provocante, que os tornou queridinhos da turminha da moda.

Mas talvez a força das imagens faça toda a diferença. É justamente isso que falta em I Trust My Dealer. Apesar de modernoso, dançante, irônico e bem sacado, o grande apelo da dupla não está ali. Ainda mais pra quem se acostumou a vê-los ao vivo pelos clubs alternativetes, para quem os viu tirando de letra a tarefa de abrir os shows do Gang of Four no Campari Rock (2006), e aos que assistiram performances mais intimistas e até mesmo luxuosas do Montage em teatros como o do CCBB, em São Paulo, citando especificamente s apresentações do projeto Supernovas, há cerca de um ano.



Deve ser também porque as canções desse primeiro disco já são velhas conhecidas dos habitués da cena underground, hinos recentes da balada paulistana, como Raio de Fogo, MSFG e Ode To My Pills (Benflogin), mas não há nada de novo, diferente ou inesperado. É sabido que disco estava pronto há quase 2 anos e só não saiu antes devido a mudança de selos e à agenda lotada da dupla aqui e no exterior. Aliás, já existe um novo EP prontinho para baixar na internet, além da promessa de um disco inédito ainda em 2008.

Mas o fato é que a potência sonora do álbum também não é a mesma. Nem mesmo a mistureba de guitarras, batidas eletrônicas e pancadão parece ter o mesmo efeito. O Montage é realmente feito para se ouvir ao vivo - e para se ver. Sempre mais cru, mais espontâneo, mais surpreendente e mais verdadeiro.


Quem é o colunista: Renata D´Elia
O que faz: é jornalista e tradutora.
Pecado gastronômico: pizza.
Melhor lugar do Brasil: Paris? Londres?
Fale com ela: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.