Guia da Semana

Ding Musa
MIS reabre as portas totalmente reformado
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) retoma sua programação a partir de 9 de agosto, após a conclusão do projeto de readequação e modernização de suas instalações. A Instituição, que desde novembro de 2007 está sob direção geral da curadora e crítica de artes visuais Daniela Bousso, apresenta uma proposta inovadora de atuação ao reassumir sua vocação de centro de produção, difusão, conservação, pesquisa e formação artísticas, com foco nas novas linguagens.

Um dos objetivos da reforma, desenvolvido pelos arquitetos Álvaro Razuk e Camila Fabrini, tem como foco capacitá-la para receber o público de maneira arejada e confortável, tornando lógico seu acesso e circulação. Uma das grandes mudanças foi a retirada do restaurante que ocupava a área interna da construção e no lugar foi instalado Espaço Redondo e o laboratório de novas mídias (LabMIS). Completa o projeto a implantação de uma marquise de ligação da calçada da Avenida Europa à nova entrada (que dá acesso à Midiateca).

Agora uma das prioridades da atual direção é diversificar a programação cultural. Desta forma, além de resgatar tradicionais festivais de cinema, vídeo e exposições de fotografia que consagraram o local como referência cultural na cidade, a partir da agora seus espaços físico e virtual terão eventos interligados. "Vamos trazer o MIS de volta à discussão cultural. Queremos o Museu como um ponto de referência para artistas, públicos diversos, críticos e produtores culturais, retomando a posição que o espaço já ocupou na cidade e na cena brasileira", afirma Daniela Bousso.

O web-site do Museu também volta ao ar após total reconstrução. Além de informar as programações culturais e educativas, em breve irá disponibilizar obras digitalizadas do acervo que será convertido em espaço de criação de novas linguagens, plataforma de programação e discussão virtual. Agregará o passado ao presente e ao futuro da instituição, promovendo o resgate da história, a organização e divulgação do arquivo de memória oral; concebido pela web artista Patrícia Canetti, com design de layout e arquitetura de interfaces assinados por Cláudia Duarte, e desenvolvido pela E-open, será a ferramenta que transformará o Museu em veículo de comunicação com o público.

NOVIDADES
Térreo (Acesso pela Rua Bucareste): Acervo (conta com mais de 300 mil títulos). Desde outubro de 2007, este material vem sendo levantado por Regina Davidoff e diagnosticado por uma equipe liderada por Gina Machado, especialista em preservação preventiva. Esta etapa fornecerá dados para que se possa definir a melhor política de conservação e também de doações futuras. A partir da definição da política para o material, será estruturada uma estratégia para captação de recursos para sua conservação e ampliação.

Térreo (Acesso pela Avenida Europa): Instalações da nova Midiateca (espaço composto por computadores, televisores, aparelhos de videocassete e DVD, títulos do Acervo MIS, além de publicações literárias, fitas cassete, DVDs, fotografias, filmes para serem consultados pelo público); Área de Acesso à Internet (com oito computadores que poderão ser utilizados pelo público); Espaço de Conveniência (com chapelaria); Atendimento Educativo. Ainda neste pavimento, o já existente Auditório MIS foi atualizado e equipado com projetores de última geração, sistema de som Dolby, projetores para exibições em película e tecnologia digital. Tem 150 lugares que atendem também pessoas com necessidades especiais.

Primeiro Pavimento: Com a remoção da Midiateca para o térreo, a área se ampliou (totalizando em uma área de 530 metros quadrados). Abrigará o novo Espaço Expositivo (destinado as principais exposições da casa) e Espaço Redondo (área de exibição exclusiva de projetos relacionados ao LabMIS). No mesmo pavimento fica instalada a equipe responsável pela Programação da casa, além do setor de publicações e comunicação.

Segundo Pavimento: LabMIS (laboratório de novas mídias). Dividido em: Sala de Workshop; Estúdio de Som; Oficina de Interfaces; Sala de Edição de Áudio e Vídeo; Lounge de Convivência (com acesso à internet sem fio); Auditório com capacidade para 70 pessoas.

Área Externa: Marquise de ligação da entrada principal à Avenida Europa, Bolsão de Estacionamento (com capacidade para 25 veículos).



MIS- Museu da Imagem e do Som

Atualizado em 2 Mai 2012.