Guia da Semana

Fotos: Débora Gomes / TV Gazeta


São cerca de 14 pessoas envolvidas na produção do programa, que vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 18h. O clima no estúdio é descontraído. Enquanto a diretora Esli Costa não grita "No ar", Cátia Fonseca, 40 anos, apresentadora do Mulheres, da TV Gazeta, brinca com os câmeras e produtores.

No ar desde 23 de setembro de 1980, dez nomes já estiveram no comando do show. À frente da atração desde 2002, Cátia chega com antecedencia à emissora, por volta do meio dia, quando começa a ler o roteiro e pensar em pautas para o resto da semana. "O Mulheres que está no ar hoje é um pouco diferente do que quando entrei, os telespectadores vão mudando e suas exigências também", fala.



Voltado principalmente para o público feminino, o programa tem como base assuntos como culinária, artesanato e saúde. "A mulher tem múltiplas tarefas e quer também informar sua família". Segundo Cátia, as cobranças que elas enfrentam hoje são maiores e partem tanto delas mesmas, quanto da sociedade, por isso as atrações femininas têm que dar conta dessas carências.

Mudanças positivas

Há 29 anos no ar, muitas coisas mudaram no público e principalmente no Mulheres. Estas alterações acompanham as necessidades do telespectador e, para a apresentadora, é uma obrigação dos meios de comunicação suprirem as expectativas que aumentam a cada dia.

Assim como o programa, Cátia também amadureceu bastante. "Quando entrei no Mulheres, há 8 anos, era uma pessoa completamente diferente, amadureci tanto pessoalmente como profissionalmente", conta ela, que revela ter sido imatura em alguns aspectos e exigente demais em outros.



Para Cátia, o mesmo aconteceu com as telespectadoras que a acompanham e passaram por diversas fases na vida pessoal e profissional. "Por natureza a mulher se cobra e também se culpa muito e eu também passei por isso. Hoje vejo que sou mais feliz e tenho certeza que daqui a alguns anos terei mudado mais ainda".

Além das mudanças praticas, também rolam as visuais. O cenário da atração é alterado pelo menos uma vez por ano, como aconteceu em julho último. A apresentadora também passa por repaginação. Cátia já surgiu no ar de cabelos longos, lisos, enrolados, e agora adota o corte curto. "Sou vaidosa, mas com moderação. O que acontece é que quando eu mudo meu jeito de pensar, agir, enfim, de enxergar a vida, acabo mudando o visual", conta.

Haja assunto!

Com diversas atrações nas emissoras, variar em temas e pautas é o desafio para quem faz um programa diário e com grande tempo de duração. "Hoje temos que ficar atentas todos os dias, pois o público está mais exigente, ciente de que pode cobrar uma programação com mais qualidade".

Prova disso, segundo a apresentadora, é que conteúdo com apelo sexual, desgraças e ainda os que expõem a vida sofrida das pessoas já não têm a mesma audiência de antes. "Acho isso fabuloso! Isso mostra o quanto o brasileiro está descobrindo seu poder, o que vai também refletir em outros segmentos como na política".




Curiosidades sobre o programa Mulheres

Desde 1980, já apresentaram o programa:

Ione Borges e Claudete Troiano (as primeiras que apresentaram juntas até 1997).

Ângela Rodrigues Alves

Leão Lobo

Drica Lopes

Liliane Moska

Márcia Goldschmidt

Clodovil Hernandez

Cristina Rocha

Horários

O programa já teve diversas mudanças de horário, mas sempre foi apresentado na parte da tarde.

Diretores

O primeiro diretor foi Silvio Alimari, que atualmente é Superintendente Geral da TV Gazeta. Hoje a diretora é Esli Costa.

Fofoca

Mamma Bruschetta, personagem vivida pelo ator Luís Henrique, chegou ao Mulheres junto com Clodovil Hernandeze. Hoje,ao lado de Cátia Fonseca, comenta os acontecimentos das novelas e da vida das celebridades.


Atualizado em 10 Abr 2012.