Por Douglas Brito

Com o objetivo de montar um espetáculo sobre mulheres, Eliane Sombrio e Einat Falbel - companheiras de trabalho e antigas amigas - foram atrás de diversos textos e livros, até encontrar o conto A Mulher Desiludida, da francesa Simone de Beauvoir. Para montar algo mais atual convidaram o dramaturgo Tony Giusti e após uma ano e meio de ajustes e adaptações apresentam a peça Ensaio Para Inverno, que estréia em São Paulo nesta sexta, 29 de julho, no Teatro Augusta.
A idéia de falar sobre o mundo feminino veio por uma necessidade pessoal e próprios comentários com as amigas. "Foi uma necessidade meio nossa com essa questão de relacionamento. São coisas atuais que todo mundo comenta. Muitas amigas falam, conversam e discutem sobre isso.", explica Eliane.
Escrito em 1968, o conto de Simone de Beauvoir apresenta uma mulher diante da confissão de traição do marido. E mesmo inspirado nesta história, Eliane garante que muitas mudanças foram feitas no modelo original. "O texto foi nosso ponto de partida. A estrutura da montagem é do conto francês, mas trazemos para os dias de hoje, onde a mulher é mais evoluída.", diz.

E com uma expectativa bem positiva da temporada da peça na cidade, Eliane mostra com uma fala da personagem o que o público encontra no palco. "Tenho em mim um questionamento que não objetiva a união de duas metades e sim, a aproximação de dois inteiros", conclui.
Atualizado em 6 Set 2011.