Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira


Na mitologia grega, a fênix é um pássaro que, ao morrer, arde em chamas, para depois, renascer das próprias cinzas. Outra característica dela seria uma força descomunal, que permitiria suportar cargas muito pesadas. Segundo a lenda, a ave poderia carregar até elefantes em pleno vôo.

Tal como a fênix, o escritor José Saramago traz ao Brasil seu paquiderme pessoal, em A Viagem do Elefante, sua mais nova obra, lançada pela Companhia das Letras, onde prova que fugiu da morte literária, mal histórico que costuma acometer grandes autores, após o recebimento do Prêmio Nobel de Literatura.

salomão

A história traz a saga do elefante indiano salomão (em letra minúsucula mesmo), que durante o século 16 foi levado de Lisboa a Viena. É baseado em um caso verídico, onde após ser oferecido como presente de casamento para o arquiduque da Áustria, Maximiliano II, o animal é obrigado a percorrer metade da Europa a pé. É partindo deste ponto, que Saramago retrata mais uma metáfora sobre a vida e a morte, tema recorrente em seus livros.

Nas palavras do autor, o livro "é um conto filosófico, ligeiro e sereno,como as narrativas escritas no século 17". O escritor ainda ressalta que em A Viagem do Elefante, é a primeira vez em que o humor ganha tanto destaque em seu trabalho, fazendo uma referência a autonomia do processo de produção do livro. "A história queria ser contada daquela maneira, eu apenas ajudei. É como a corrente de um rio, que nos leva dentro de um barco", afirma o autor.

Viagem quase interrompida

Foto: Gabriel Oliveira


No auge de seus 87 anos, completados em novembro, Saramago confessou que quase não conseguiu terminar o livro - o escritor sofreu de uma grave pneumonia, que o deixou à beira da morte, em 2006. As 40 páginas iniciais tiveram que ser interrompidas pelo agravamento da doença. Após 7 meses de hospital e 18 quilos a menos, a narrativa foi retomada, no seu segundo dia de alta. Sobre o episódio, o autor faz uma retrospectiva, sem perder o bom humor "O livro foi escrito em um estado de pura felicidade, talvez por eu ter escapado da doença, mas tive uma sensação de serenidade que eu jamais tinha experimentado. O bom foi que não precisei ler Paulo Coelho. Uma boa doença vale por toda a obra dele".

Pilar de Saramago

Apoio. Esse é o papel da jornalista espanhola Pilar Del Rio Sánchez, esposa do escritor, que se revelou uma pessoa fundamental em sua recuperação. Durante o lançamento do livro, ocorrido no SESC Pinheiros, o escritor não poupou elogios à companheira. Não é à toa que a dedicatória de A Viagem do Elefante é para ela: "A Pilar, que não deixou que eu morresse".

Vida e obra em exposição

Foto: Gabriel Oliveira


Organizada pela Fundação César Manrique a exposição José Saramago: A Consistência Dos Sonhos reúne aproximadamente 500 documentos originais do autor, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

A mostra traz poesias inéditas, manuscritos, primeiras edições, fotografias, vídeos e outras raridades, que revelam sua vida literáriae posições sociopolíticas. Presente na inauguração, Saramago comentou emocionado sobre a sensação de observar diversos momentos marcantes de sua trajetória. "Aqui tem coisas que eu não me lembrava mais que tinha. De alguma maneira, esta exposição me põe diante daquilo que sou".

Circulando pela mostra, encontramos o diretor Fernando Meirelles, amigo do escritor, que levou às telas seu Ensaio Sobre A Cegueira. Para Fernando, o conjunto é tão "assustador" quanto o tamanho da obra de Saramago. "É o trabalho de uma vida inteira, não só literária, mas também de militância política. Ver a vida de Saramago nos faz pensar no que realmente, estamos fazendo neste planeta. Parece que tudo o que eu já fiz não passa de uma poeirinha".

Na internet
Se você é fã, ou deseja conhecer mais sobre o trabalho do autor, confira o blog O Caderno de Saramago, no qual o escritor apresenta suas mem[orias, comenta sobre diversos temas atuais e traz novidades sobre suas criações.


Serviço:
Livro: A Viagem do Elefante
Editora: Companhia das Letras
Preço médio: R$ 42,00.
? Exposição José Saramago: A Consistência Dos Sonhos

Atualizado em 6 Set 2011.