Guia da Semana

O Porto Alegre Em Cena chega à maioridade com uma programação que inclui uma série de espetáculos locais, nacionais e internacionais, além de shows, cursos e oficinas. Considerado um dos mais importante festivais de teatro do país, o evento será realizado de 6 a 27 de setembro de 2011, em diversos espaços e teatros da Capital gaúcha. Os ingressos para as atrações estão à venda e algumas das montagens mais concorridas já estão com a lotação esgotada.

É preciso fôlego para curtir a intensa programação do festival, por isso o Guia da Semana garimpou e selecionou alguns dos melhores espetáculos da 18ª edição do evento. Confira abaixo as dicas de shows e peças locais, nacionais e internacionais imperdíveis que serão apresentadas nos próximos dias em Porto Alegre.

TEATRO LOCAL

Foto: Divulgação

Wonderland e o que M. Jackson Encontrou por Lá
Dia 15/9, às 20h - Usina do Gasômetro
Recheado de referências pop, a montagem dirigida por Daniel Colin utiliza a vida e obra do "Rei do Pop" Michael Jackson para apresentar um espetáculo visualmente impactante, com músicas cantadas ao vivo pelo elenco. A temática central do espetáculo traz à discussão a questão da formação da identidade do artista: da liberdade conceitual de sua obra até a sua mercantilização. O espetáculo ganhou quatro Troféus Açorianos em 2010, entre eles, de Melhor Espetáculo e Direção.

Hybris
Dia 12/9, às 20h - Hipódromo do Cristal
O novo espetáculo do grupo Falos & Stercus é uma ponte entre o trágico e o contemporâneo. O público é jogado dentro de instalações do artista plástico Luiz Marasca para vivenciar um existencialismo erótico, repleto de provocações e gozo estético. Ao propiciar o encontro entre o arcaico e o contemporâneo, a montagem compõe uma unidade híbrida, na qual o teatro, a dança e as artes visuais dialogam para falar da decadência de uma sociedade de emparedados. O espetáculo recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Cenografia para Luiz Marasca, em 2010.

A Tecelã
Dia 21/9, às 21h30min - Teatro Museu do Trabalho
O espetáculo do grupo A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, fundada em 1991, mescla técnicas de manipulação de bonecos, vídeos e ilusionismo para contar a história de uma mulher dotada de um poder capaz de converter imaginação em realidade. Inspirado em diversos mitos de tecelãs, a montagem trata da solidão feminina e da dificuldade de se expressar, do ato criativo e da capacidade humana de criar novas realidades a partir do pensamento.


TEATRO NACIONAL

Foto: Divulgação

A Lua Vem da Ásia (RJ)
Dias 16 e 17/9, às 21h, e dia 18/9, às 18h - Theatro São Pedro
A loucura é o tema central do espetáculo cujo protagonista, um homem incomum em busca da compreensão e justificativa da vida e da morte, conta, em forma de diário, momentos de sua vida desafiando a lógica do mundo em que vive. Astrogildo, o protagonista, se assume falsário, ladrão, assassino e vítima. O monólogo preserva o caráter surreliasta da obra de Campos de Carvalho, adaptada pelo ator Chico Diaz.

Dentro da Noite (RJ)
Dias 13, 14 e 15/9, às 18h - Teatro Carlos Carvalho
O monólogo interpretado por Marcus Alvisi e dirigido por Ney Matogrosso mostra a literatura através do teatro, sem barreiras, buscando encontrar esse ponto de equilíbrio entre as palavras impressas e as palavras cênicas. Trata-se da adaptação para o palco de dois contos do escritor carioca João do Rio: "Dentro da Noite" e "O Bebê de Tarlatana Rosa".

Histórias de Amor Líquido (RJ)
Dias 15, 16 e 17/9, às 21h - Teatro CIEE
Inspirada na obra "Amor Líquido - Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos", do sociólogo alemão Zygmund Baumann, o espetáculo explora a ideia de líquido, de liquefação. A peça apresenta três histórias originais de ficção, "Rua Sem Saída", "A Corretora" e "A Casa da Ponte", escritas por Walter Daguerre, apresentadas de forma fragmentada ao longo do texto. O espetáculo tem direção de Paulo José.


TEATRO INTERNACIONAL

Foto: Divulgação

Une Flûte Enchantée (França)
Dias 21, 22 e 23/9, às 21h - Teatro do Bourbon Country
"A Flauta Mágica" é a encenação de Peter Brook para a célebre ópera de Mozart. De uma eficácia cênica comovente, o espetáculo explicita o método de encenação de Brook, um dos maiores encenadores da história do teatro, buscando a simplicidade absoluta de efeitos. Minimalista, com Krawczyk sozinho ao piano, a encenação é uma versão de câmara da ópera mozartiana, deixando o elenco cantar olho no olho com a plateia.

Krapp's Last Tape (Itália/EUA)
Dias 23 e 24/9, às 21h, e dia 25/9, às 18h - Theatro São Pedro
Um dos mais conhecidos textos de Samuel Beckett traz a Porto Alegre Robert Wilson se revezando como ator e diretor do monólogo. O texto conta a história de um velho homem que, no dia do seu aniversário, se prepara para fazer uma gravação sobre os anos de sua vida, como tem feito em todos os seus aniversários. Ao se preparar para fazer a nova gravação, ele decide ouvir outra feita por ele há três décadas.

Dolor Exquisito (Argentina)
Dias 20 e 21/9, às 19h - Teatro Bruno Kiefer
Uma mulher apaixonada ganha uma bolsa de estudos e viaja ao Japão, deixando para trás, logo no início de seu relacionamento, o que ela mesma chama de "o amor de sua vida". O homem amado espera sua volta e, por telefone, no dia do tão esperado retorno, termina a relação interrompida. Esse é o fio condutor ao qual o diretor Emilio García Wehbi e a atriz Maricel Alvarez agregam suas experiências pessoais.


SHOWS

Foto: Divulgação

An Intimate Evening - Marianne Faithfull & Doug Pettibone (Inglaterra)
Dias 16 e 17/9, às 21h - Teatro do Bourbon Country
O show que marca a estreia de Marianne Faithfull em Porto Alegre é baseado no álbum "Horses and high heels", 23º de sua carreira. Para o repertório deste álbum, Marianne escolheu regravar canções como "The Stations", do projeto The Gutter Twins, e "Goin' Back", de Carole King, em uma mistura de rock, blues e folk. A cantora se apresenta acompanhada do guitarrista Doug Pettibone.


Meu Quintal - Ná Ozzetti
Dia 10/9, às 21h - Theatro São Pedro
A cantora Ná Ozzetti apresenta o show de seu último disco, "Meu Quintal", onde mostra também seu lado de compositora em parcerias com emblemáticos compositores brasileiros, como Luiz Tatit e Arthur Nestrovski. O disco traz um repertório inédito e uma série de participações especiais para comemorar os 30 anos de carreira da artista. Ná Ozzetti divide o palco com Mario Manga (guitarra, violão tenor e violoncelo), Dante Ozzetti (violão), Sérgio Reze (bateria e gongos melódicos) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).

O Micróbio do Samba - Adriana Calcanhotto
Dias 12, 13 e 14/9, às 21h - Theatro São Pedro
Tradicional presença no Porto Alegre Em Cena, Adriana Calcanhotto lança seu novo disco, O Micróbio do Samba, dedicado às diferentes possibilidades sonoras do gênero. Produzido por Daniel Carvalho, o trabalho apresenta um conjunto de composições recentes da gaúcha radicada no Rio. No show, Adriana é acompanhada por Davi Moraes (violão e cavaquinho), Alberto Continentino (baixo acústico) e Domenico Lancellotti (bateria).

Atualizado em 6 Set 2011.