Guia da Semana

O rei do pop derrubou os portões de Neverland e quer retomar seu trono. Após anunciar que realizará 50 shows na capital britânica até 2010, Michael Jackson ensaia mais uma volta. Afastado dos palcos há cerca de doze anos, o polêmico astro dá indícios de que talvez seja possível ressurgir das cinzas, o que já vem deixando uma fiel e remanescente legião de fãs alucinados.

Segundo o próprio cantor, estas serão suas últimas apresentações ao vivo, por isso, repletas de clássicos e surpresas de performance. Enquanto isso, longe do Reino Unido, alheios às acusações e críticas da mídia, os fãs brasileiros já começam a sonhar com o momento. Falamos com dois dos mais fanáticos deles, para ter uma ideia de como anda a expectativa por esses lados.

Fãs incansáveis

Vamos esquecer um pouco as polêmicas e focar em alguns fatos. Michael possui um talento indiscutível na dança e nos vocais, razões pela qual foi alçado ao título de Rei do Pop em seus tempos áureos, inspirando artistas como Justin Timberlake, Chris Brown e Usher, que adoram reproduzir alguns de seus passos. Mas não há como negar que as transformações corporais radicais e as denúncias de pedofilia chamaram tanta atenção quanto Bad e Thriller.

Mas as polêmicas parecem não atingir Adriana Almeida, que aos 35 anos, continua sua fã incondicional. "Cresci ouvindo a nata da música negra americana, incluindo os Jackson 5. Me tornei ainda mais fã quando vi pela primeira vez o clipe Thriller. Já deixei de ir a encontros com meu namorado (atualmente meu marido) para ver shows, ou de comprar e fazer muitas coisas na minha vida por conta desse amor imenso. Não me arrependo".

Foto: Reprodução

Michael no clipe de Thriller gravado em 1982. O álbum vendeu aproximadamente 106 milhões de cópias

Histórias como a de Adriana são bastante comuns entre os seguidores do cantor. Um pouco mais inusitada é a do auto-intitulado Rei do Pop brasileiro, Dirceu Jackson. Apresentador de um programa de televisão homônimo, Dirceu se apaixonou pela música do ídolo no álbum Off The Wall, em 1979. "Não existe artista no mundo que possa chegar ao que é o Michael Jackson. Sem dúvidas vai ser a maior turnê que um artista já fez. Ele próprio irá se superar. Vai ser inesquecível para todos".

Pode parecer delírio de fã, mas Dirceu afirma que costuma bater um papo com Michael direto de Neverland, via telefone e messenger. Entre as milhares de declarações de amor feitas em nome do Rei do Pop original, sobrou até para o seu primogênito. "Não sei se é uma loucura, mas meu filho de um ano de idade se chama Michael Victor Jackson", diz o apresentador que, por enquanto, não expôs seu pequeno na varanda de nenhum hotel.

Londres

Os ensaios para os aguardados shows na O2 Arena começam em maio, mas a cabeça dos fãs já vai longe. Ignorando a visível ausência da velha forma do cantor, as expectativas são das mais otimistas. "Acredito que todos irão se surpreender e se maravilhar. Muitas novidades, coreografias eletrizantes, pirotecnia inovadora e músicas novas. Será um grande espetáculo. Ele gosta de surpreender e fará isso. Michael irá mostrar mais uma vez porque deve ser considerado o eterno rei do pop", acredita Adriana.

Foto: João Raposo

O rei do POP esteve no Brasil em 1993, com o show da turnê Dangerous

Se depender dos rumores, a megalomania pode ter algum fundamento. Michael havia anunciado que abriria os shows montado em um elefante africano, guiado por panteras presas em correntes de ouro. Rapidamente foi barrado por órgãos de defesa dos animais. Sem desanimar, o popstar convidou o ilusionista David Copperfield para incrementar ainda mais as suas apresentações. Segundo o jornal britânico The Sun, ele utilizará mais de 100 espelhos em números de levitação e terá o corpo partido ao meio.

Um pouco mais próximo da realidade, são as possíveis participações especiais. Segundo o jornal inglês Metro, a turnê deve contar com a participação de Prince Michael I, seu filho mais velho, na primeira apresentação da temporada, com possibilidade de aparições de Justin Timberlake e Britney Spears.

Seja como for, por curiosidade mórbida ou pura expectativa, os 20 mil ingressos para cada apresentação (1 milhão ao total) desapareceram em pouco mais de 5 horas, ao preço médio de £75 libras.

Decadência?

Foto: Reprodução

1 milhão de ingressos da nova turnê foram vendidos em pouco mais de cinco horas

Mas qual é a moral da história dessa volta? A verdade é que não dá para negar que mesmo após um turbilhão de escândalos, plásticas, dívidas e processos, sem gravar uma música inédita desde 2001, Michael Jackson continua sendo idolatrado pelos fãs. E talvez continue sendo por muito tempo ainda. "Acredito que ele está numa fase tranquila, na qual não precisa provar nada para ninguém. Ele jamais perderá a alegria e o prazer em cantar, dançar e compor. Michael se preocupa muito com seus fãs e é por nós que ele está voltando aos palcos, seguro e feliz", diz Adriana.

Já Dirceu acredita que as mudanças de fisionomia do rei do pop foram causadas pelo vitiligo e afirma que Michael nunca perderá a majestade. "Ele sempre será lembrado. Está fazendo sucesso há 45 anos. Essa fase nova pela qual ele esta passando ainda não é nada .É apenas o começo. Michael vai mostrar que ele é insuperável e invencível".


Atualizado em 6 Set 2011.