Guia da Semana

Foto: divulgação

Noel Gallagher anunciou em entrevista cedida à revista inglesa NME que está preparando o repertório para um provável álbum solo. Não é a primeira vez que se escuta isso: especulações desse tipo ocorrem de tempos e tempos, desde que o Oasis firmou seu nome entre os "grandes". Os medíocres álbuns lançados após Be Here Now (1997), e a piora de voz do vocalista Liam (um exemplo de performance pífia pode ser encontrada no youtube: o show no Brasil em 2006) geraram mais expectativa nos fãs em relação a um álbum solo do Gallagher mais velho, já que os b-sides, de excelente qualidade, relembram o nível dos primeiros trabalhos lançados pela banda.

Noel consolidou a imagem de excelente vocalista com a exposição proporcionada pelo Acústico MTV, onde assumiu o vocal em todo o set list devido à uma suposta "gripe" de seu irmão - flagrado fumando, bebendo e assistindo ao show de sua banda. Faixas como Some Might Say e Listen Up são revigoradas com o novo vocal e chamam a atenção dos fãs mais dispostos para outras composições não tão conhecidas.

Sad Song, lançada como música extra na edição em vinil do primeiro álbum, Definetly Maybe (1994), inaugura os b-sides cantados por Noel. Half The World Away, dessa época, é citada por Paul Weller (líder do The Jam e ídolo de Noel) como uma de suas composições favoritas. Vale ressaltar que a letra dessa música é muito bem feita, algo raro de se encontrar no mundo dos Gallagher. O mesmo Paul Weller regravou recentemente One Way Road (2000) - ano de boas canções como Carry Us All e Idler´s Dream.

Recentemente Noel vem se apresentando solo ou com a presença de convidados, como Paul Weller e Gem Archer, mantendo boas performances ao vivo. A tentativa de cover de There´s a Light that Never Goes Out, do The Smiths, é bem sucedida e pode ser conferida no nosso velho YouTube (www.youtube.com). Aos fãs fica a esperança de que Noel respire fundo e possa compor um punhado de boas canções nesse álbum solo. De repente até o Liam, com inveja, volte a cantar com alguma decência.


Quem é o colunista: Diogo Silva

O que faz: é estudante de História, técnico em informática e tocador de baixo elétrico.

Pecado gastronômico: café, bem ou mal passado.

Melhor lugar do Brasil: litoral da Bahia.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.