Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Onqotô

Com 30 anos de atividade, Grupo Corpo estréia nova coreografia e faz turnê mundial.

TRILHA SONORA

Com 42 minutos de duração, a trilha composta por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik para ONQOTÔ, e produzida por Alê Siqueira, estabelece uma sucessão de diálogos musicais e poéticos em torno das cenas de origem eleitas por seus criadores e do sentimento de desamparo inerente à condição humana, em virtude de sua inexorável pequeneza diante da infinitude do Universo.

Gravados em grande parte no estúdio montado por Carlinhos Brown no bairro do Candeal, em Salvador, e complementados no YB, na capital paulista, os nove temas que compõem a trilha combinam o vigor das percussões características do Candeal, com múltiplas vozes sobrepostas e intervenções de piano, guitarra elétrica, contrabaixo, acordeom, flautas e cordas, alternando momentos eminentemente rítmicos e/ou timbrísticos com canções melodiosas e impregnadas de lirismo.

A contraposição entre o rítmico e o melódico, que marca a identidade sonora da trilha, encontra sua mais perfeita tradução nas luxuosas e contrastantes participações do grupo Hip-Hop Roots, do Candeal, que atua na parte final, e da não-cantora Greice que sola com virtuosismo inato uma das canções.


LECUONA

Contrariando a tendência da música especialmente composta para seus espetáculos o Grupo Corpo monta Lecuona (2004) a partir de uma trilha musical recolhida da obra do cubano Ernesto Lecuona (1896-1963). O vigor e a expressividade das canções românticas do compositor mobilizaram, implacavelmente, a equipe de criação da companhia.

Lecuona, ao piano, e sua orquestra executam temas cantados por vários intérpretes e oferecem um repertório que se traduz em amor, desespero, alegria, ciúme, vingança e drama. Motivados por este contexto de paixão latina exagerada, um tanto machista, os bailarinos dançam um romantismo sensual, ardente, debochado e intenso. Apresentados seus episódios passionais particulares, os casais se encontram, ao final do espetáculo, e compartilham habilidades e vícios, fazendo da cena um grande salão de baile.

Ficha Técnica
Texto:
Angela de Almeida.
Coreografia: Rodrigo Pederneiras.
Música: Ernesto Lecuona.
Figurino: Freusa Zechmeister. Cenografia e Iluminação: Paulo Pederneiras


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte