Guia da Semana


A Orquestra El Arranque é considerada a mais importante do gênero tango em Buenos Aires. Formado por jovens músicos, em meados de 1996, o conjunto tem ganhado cada vez mais destaque ao longo dos anos. Seu disco de estreia, Tango, foi lançado em 1998, seguido de Cabulero, de 2001 - que marcou uma série de apresentações ao lado de Wynton Marsalis e da Lincoln Center Jazz Orchestra no Lincoln Center, em Nova York.

Em 2002, eles lançaram o álbum Clássicos e, em 2003, En Vivo en la Rete Due de Suiza. Em junho de 2004, a orquestra excursionou pela Europa, tendo como convidados solistas os maestros Néstor Marconi, Julio Pane, Raúl Garello e Mauricio Marcelli - os shows foram registrados em vídeo e reproduzidos em áudio para o CD Maestros, que chegou às lojas no mesmo ano. Também por esse trabalho, o grupo foi indicado ao Prêmio Gardel.

Em 2005, eles iniciaram uma turnê pelo Japão, passando pelas cidades de Tóquio, Kyoto, Osaka e Sapporo. A excursão ainda incluiu o Brasil, onde se apresentaram nas casas de shows Guairão (Curitiba) e no Canecão (Rio de Janeiro). Além de abrir o tradicional carnaval de Valparaíso, no Chile, para um público de mais de 10 mil pessoas. No ano seguinte, participaram de outros festivais ao redor do mundo e, em 2007, foram os principais convidados do 35º Hong Kong Arts Festival, em Hong Kong.

No ano de 2008, a Orquestra El Arranque lançou o álbum Nuevos, provando ainda mais sua força como a melhor orquestra de Tango da Argentina, sendo indicada novamente ao Prêmio Gardel. Em fevereiro de 2011, a banda retornou a terras brasileiras para uma série concertos no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, o grupo é formado pelos músicos Camilo Ferrero (primeiro bandonéon), Ramiro Boero (segundo bandonéon), Guillermo Rubino (primeiro violino), Osiris Rodriguez (segundo violino), Mártin Vásquez (guitarra elétrica), Ignacio Varchausky (contrabaixo), Ariel Rodríguez (piano) e Noelia Moncada (vocal).


Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.orquestaelarranque.com.ar/index.php

Atualizado em 6 Set 2011.