Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Orquestra El Arranque

Conheça mais sobre a principal orquestra de tango de Buenos Aires.


A Orquestra El Arranque é considerada a mais importante do gênero tango em Buenos Aires. Formado por jovens músicos, em meados de 1996, o conjunto tem ganhado cada vez mais destaque ao longo dos anos. Seu disco de estreia, Tango, foi lançado em 1998, seguido de Cabulero, de 2001 - que marcou uma série de apresentações ao lado de Wynton Marsalis e da Lincoln Center Jazz Orchestra no Lincoln Center, em Nova York.

 

Em 2002, eles lançaram o álbum Clássicos e, em 2003, En Vivo en la Rete Due de Suiza. Em junho de 2004, a orquestra excursionou pela Europa, tendo como convidados solistas os maestros Néstor Marconi, Julio Pane, Raúl Garello e Mauricio Marcelli - os shows foram registrados em vídeo e reproduzidos em áudio para o CD Maestros, que chegou às lojas no mesmo ano. Também por esse trabalho, o grupo foi indicado ao Prêmio Gardel.

 

Em 2005, eles iniciaram uma turnê pelo Japão, passando pelas cidades de Tóquio, Kyoto, Osaka e Sapporo. A excursão ainda incluiu o Brasil, onde se apresentaram nas casas de shows Guairão (Curitiba) e no Canecão (Rio de Janeiro). Além de abrir o tradicional carnaval de Valparaíso, no Chile, para um público de mais de 10 mil pessoas. No ano seguinte, participaram de outros festivais ao redor do mundo e, em 2007, foram os principais convidados do 35º Hong Kong Arts Festival, em Hong Kong.

 

No ano de 2008, a Orquestra El Arranque lançou o álbum Nuevos, provando ainda mais sua força como a melhor orquestra de Tango da Argentina, sendo indicada novamente ao Prêmio Gardel. Em fevereiro de 2011, a banda retornou a terras brasileiras para uma série concertos no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, o grupo é formado pelos músicos Camilo Ferrero (primeiro bandonéon), Ramiro Boero (segundo bandonéon), Guillermo Rubino (primeiro violino), Osiris Rodriguez (segundo violino), Mártin Vásquez (guitarra elétrica), Ignacio Varchausky (contrabaixo), Ariel Rodríguez (piano) e Noelia Moncada (vocal).


Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.orquestaelarranque.com.ar/index.php

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte