Guia da Semana

Oscar Filho é um dos nomes de destaque do cenário atual do humor brasileiro. Além de ter inúmeros seguidores no Twitter e diversos vídeos no YouTube com mais de 1 milhão de visualizações, o humorista é um dos apresentadores do programa Custe O Que Custar (CQC), da Band.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2013
+ Estreias no teatro em São Paulo

Mas a popularidade do humorista não se resume aos fatos acima. No próximo dia 23, Oscar Filho reestreia o espetáculo Putz Grill... no Teatro Gazeta. O show fez tanto sucesso que, além de voltar aos palcos neste ano, foi eleito o melhor show de stand-up comedy em 2011 pelo 10º Prêmio Jovem Brasileiro.

E quem pensa que o sucesso subiu à cabeça do comediante está muito enganado. Oscar garante que a premiação foi uma grande surpresa. “Fiquei bem surpreso porque geralmente show de humor não é alvo de prêmio. Se o prêmio fosse para mim, eu até entenderia mais, já que, por eu estar na televisão, acabo sendo visto por bastante gente. Mas para o show eu fiquei bem surpreso. Poucos stand-up's ganharam prêmio, então eu fiquei muito feliz e honrado”, afirma.

Em um bate-papo descontraído – e no mínimo engraçado –, Oscar Filho contou para o Guia da Semana todos os detalhes e segredos da nova temporada do show.

Qual é a sensação de reestrear um espetáculo?
É meio estranho, viu? Eu não imaginei que fosse ficar em cartaz tanto tempo assim. Confesso que eu pensei que fosse durar no máximo um ano. Mas está sendo muito legal.

Por que o show chama “Putz Grill...”?
Era uma piada que eu tinha, na verdade é o nome do meu primeiro vídeo no youtube. O texto fala do sexo do putz grill. Ninguém fala putz grilla ou putz grillo, por exemplo. Como foi o primeiro vídeo eu resolvi colocar esse nome na peça.

Quais assuntos você aborda no show?
São coisas do cotidiano mesmo, principalmente da minha vida. O que eu vejo na televisão e acho bacana eu acabo pensando em textos para stand-up. Eu também falo um pouco do CQC, de coisas que eu passei com ex-namoradas e de coisas engraçadas que eu vivi e presenciei.

De onde vem tanta inspiração para criar os textos? Quais são suas referências?
Eu fui montando o roteiro conforme eu achava que os textos tinham a ver. Como a ideia do stand-up não é tanto você falar de um assunto só, mas sim de vários, tento pensar em textos que se liguem de alguma maneira. Quando assisto às esquetes de Bill Colin, por exemplo, eu fico reparando nessas transições que ele faz de uma história para outra.

O que o espectador pode esperar do espetáculo “Putz Grill...”?
Com certeza vai mudar um pouco ao longo do ano, mas muito pouco mesmo. A ideia é que o show seja fixo para que o espectador não perca nada e, se quiser assistir novamente, vai ter certeza do que o espera.

O que podemos esperar do Oscar Filho em 2013?
Olha, pode esperar de mim que eu vou emagrecer, viu? Esse ano eu fiquei muito gordo, então vou parar de tomar sorvete para emagrecer um pouquinho. Preciso ficar mais enxuto.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 22 Fev 2013.