Guia da Semana

Foto: Divulgação

Mel Lisboa, Daniele Valente e Luiza Tomé integram o elenco de Mulheres Alteradas

Ela garante que não se deixa influenciar pela personagem, mas admite que a dificuldade de conciliar os trabalhos de atriz no tablado e na televisão, além do dia a dia de mãe, esposa e mulher, a tem deixado para lá de alterada.

Na peça em cartaz no Procópio Ferreira, Mel Lisboa interpreta Lisa, divorciada e com um filho, que vive todas as já conhecidas neuras femininas, junto com as amigas Norma (Luiza Tomé) e Alice (Daniele Valente). Inspirada nos quadrinhos da argentina Maitena Burundarena, a adaptação para o teatro de Mulheres Alteradas tem direção de Andréa Maltarolli.

Em entrevista ao Guia da Semana, Mel Lisboa fala sobre a atuação nos palcos, os projetos fora da Rede Globo e a correria da vida pessoal. Confira!

Guia da Semana: A peça se baseia nas tirinhas da argentina Maitena, mas nos quadrinhos as personagens não têm nomes, diferente da peça. Quais foram suas referências para criar a Lisa, a sua mulher alterada?
Mel Lisboa: A referência eram os próprios quadrinhos da Maitena, mas as características da personagem foram surgindo conforme os ensaios. E na verdade, o quadrinho da Maitena é o tempo todo uma identificação imediata do que a gente vive diariamente, toda hora eu observava no dia-dia alguma coisa que tinha a ver com a peça.

Guia da Semana: E você já passou por alguma das situações das mulheres da peça?
Mel Lisboa: Claro, várias! Eu me identifico com bastante coisa, um pouquinho de cada personagem, um pouco da Lisa, um pouco da Alice, um pouco da Norma. A peça é muito atual, tanto que a identificação do público também é muito grande, porque todo mundo já passou ou passa por alguma daquelas alterações. Pode ser que não sejam todas as alterações, mas a grande maioria sim.

Foto: Divulgação

O trio mostra os dramas femininos em engraçadas situações

Guia da Semana: É muito abordada uma questão que preocupa muitas mulheres: os quilinhos a mais. Como você lidou com isso depois que teve filhos?
Mel Lisboa: Na verdade, depois de ter filhos isso foi uma coisa que melhorou bastante em mim. Parei de ter paranoia e dar importância para isso. Ah, não vou ficar me preocupando com dois quilos a mais, tenho coisa mais importante para me preocupar. Aí quando eu parei de me preocupar, foi quando parei de engordar também. Eu acho que eu acabava engordando porque ficava paranoica e hoje eu juro que não me preocupo mais, como o que eu quiser e não engordo.

Guia da Semana: Você acha que toda mulher é, no fundo, alterada?
Mel Lisboa: Acho que todas são um pouco, dadas as devidas proporções. Cada uma pega mais para um lado, umas pelas questões estéticas, outras por conta do trabalho, outras pelos filhos. Mas é impossível não ter algum tipo de alteração né?

Guia da Semana: E como lidar com essas situações de alteração?
Mel Lisboa: Eu acho que a experiência vai ajudando. Acho que você tem que ter calma, respirar fundo, e tentar se acalmar em momentos mais críticos. Mas acho que só o tempo dá sabedoria pra gente se controlar mais.

Foto: Divulgação

Satisfeita com o trabalho nos palcos, Mel Lisboa tem planos para continuar no teatro

Guia da Semana: Agora falando um pouco dos palcos, como está sendo trabalhar com comédia?
Mel Lisboa: Eu já tinha feito outras comédias, mas eu não sou comediante né, sou atriz. A gente vai aprendendo com o tempo, não tem jeito. E eu acho que eu estou aprendendo aos pouquinhos, a cada peça que faço aprendo um pouco mais. Mas eu acho maravilhoso, fazer comédia é muito gostoso, é muito divertido.

Guia da Semana: Ao mesmo tempo em que está com peça em cartaz, você também está gravando a minissérie Sansão e Dalila. Como você organiza sua rotina entre os dois trabalhos e a vida pessoal?
Mel Lisboa: Ai está difícil, viu! Isso é uma das coisas que me deixa bastante alterada! (risos) Não estou tendo muito tempo para nada, nem para mim, nem para organizar a casa, cuidar de filho, marido, trabalho. Tem dias que eu não consigo fazer a peça por causa da gravação, tem outros que saio correndo da gravação para chegar no teatro, é uma loucura! Mas eu tenho conseguido, até agora (risos), manter tudo ainda num certo grau de harmonia.

Guia da Semana: Quais são os próximos planos para sua carreira? Pretende continuar com TV e teatro?
Mel Lisboa: Nesse momento, estou terminando de gravar. Depois, espero tirar umas feriazinhas da TV, mas a peça prossegue em cartaz. Minha ideia é continuar no teatro e não parar com ele e, se for para parar, que seja por pouco tempo. Já a televisão quero esperar um pouquinho para voltar, porque é mais estressante, você trabalha muito! Aí, seria bom tirar uma folguinha e depois voltar.

Confira a resenha da peça Mulheres Alteradas

Confira matéria sobre o universo feminino no teatro brasileiro

Atualizado em 6 Set 2011.