Guia da Semana

Perfil dos curadores

Saiba quem são e o que fazem os curadores responsáveis por esta edição do evento.

Moacir dos Anjos

Nascido em Recife, em 1963, ele é pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990. Já foi também curador do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), no Recife, membro da equipe curatorial do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, co-curador da Bienal do Mercosul e da mostra 10+1, entre diversos outros trabalhos importantes espalhados pelo Brasil.

Agnaldo Farias

Ele nasceu em Itajubá, em 1955 e, hoje, é crítico de arte e curador, com projetos no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Já doi curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e diretor de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, além de mestre em História Social pela Universidade de Campinas - UNICAMP e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde é também professor.
 

Rina Carvajal

A crítica de arte é também curadora adjunta do Miami Art Museum, desde 2007. Ela já foi diretora do Manson Gross Art Galleries, da Universidade Rutgers, além de uma das curadoras da 24ª Bienal de São Paulo, em 1998, e membro da equipe curatorial do Museum of Contemporary Art de Los Angeles (MoCA LA).
 

Sarat Maharaj

Nascido na África do Sul e formado numa universidade racialmente segregada nos anos de Apartheid, ele desenvolveu seu PhD na Inglaterra e foi professor de História e Teoria da Arte em Goldsmiths, Londres. Hoje, é ainda professor de Artes Visuais e Sistemas de Informação, na Universidade de Lund e na Academia de Arte de Malmo, Suécia.
 

Fernando Alvim

O Vice-Presidente da Fundação Sindika Dokolo é um dos principais atores da cena artística angolana. Para Bruxelas, ele levou, em 1999, o Camouflage - um espaço expositivo para mostrar a produção artística africana à Europa. Alvim dirige a Trienal de Arte de Luanda, uma das principais plataformas para a arte contemporânea angolana.
 

Yuko Hasegawa

Ela já foi curadora chefe do 21st Century Museum of Contemporary Art, em Kanazawa e, desde então, possui a mesma função no MOT - Museum of Contemporary Art, em Tokyo, além de atuar como membro do Comitê Internacional de Museus e Coleções de Arte Moderna. Hasegawa também ensina História da Arte na Tokyo National University of Fine Arts and Music.

Chus Martinez

Ela é curadora chefe do Museu d'Art Contemporani de Barcelona - MACBA, desde 2008. Já trabalhou na Fundação La Caixa em Barcelona e, entre 2005 a 2008, foi diretora da Frankfurter Kunstverein. Sua primeira formação é em em Filosofía e História da Arte pela Universidade Autônoma de Barcelona e la Freie Universität de Berlím.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Museu integra a partir de hoje o acervo do Google Arts & Culture

Museu do Café, em Santos, inaugura exposição gratuita sobre propaganda da bebida

A partir de 28 de dezembro, os visitantes poderão conhecer as estratégias das marcas de café de 1900 a 1959

Especial férias: MASP abre ao público em todas as segundas-feiras de Janeiro

Programação de férias disponibiliza cinco dias a mais para visitar o Museu

5 motivos para assistir ao documentário "O começo da vida" na Netflix

O filme mostra a importância dos primeiros anos de vida sob a ótica dos quatro cantos do mundo

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA