Guia da Semana


Foto: Divulgação

O Smashing Pumpkins volta ao Brasil com Billy Corgan e novos integrantes

Alô, alô, planeta Terra chamando, planeta Terra chamando, essa é mais uma edição do explosivo evento musical do segundo semestre. Prepare-se para mais de dez horas de shows que prometem elevar a adrenalina de cerca de 20 mil pessoas. Em 20 de novembro, a diversão é garantida no Playcenter. Mas o passaporte da alegria fica por conta das ilustríssimas atrações internacionais e nacionais, que reiteram a fama de 2010 como o ano dos festivais.

Aclamado nome do rock, o Smashing Pumpkins é um dos principais destaques dessa quarta edição. Com mais de 23 anos de estrada, a banda retorna a terras brasileiras em mais uma apresentação histórica. Dessa vez com Mike Byrne, Jeff Schroedero, Nicole Fiorentino e Billy Corgan - o único desde a formação original - divulgando o disco lançado este ano, Teargarden by Kaleidyscope.

Outro ícone dos anos 90 e não menos aguardado do Planeta Terra é o Pavement. Os californianos marcaram a década passada como um dos pilares do cenário indie norte-americano, servindo de influência para diversos outros grupos. Fora dos palcos por mais de dez anos, volta em 2010 com turnê mundial, desembarcando pela primeira vez no Brasil.

Foto: Divulgação

Os fãs do Pavement esperam por esse show desde 1999, quando a banda se separou

Quer mais? A premiada Phoenix, que ganhou o Grammy deste ano de melhor banda alternativa, apresenta o elogiado álbum Wolfgang Amadeus Phoenix; e a Hot Chip, um dos principais nomes do eletropop mundial, volta ao Brasil com o CD One Life Stand, também reverenciado pela crítica.

A excêntrica nova geração é muito bem representada pelo Of Montreal, conhecido pela sonoridade única que alia o indie pop, glam rock, funk e R&B; pelo libanês radicado em Londres, Mika, que traz a mistura de culturas em um som freneticamente dançante; e pelo duo australiando Empire of The Sun, que tem despertado cada vez mais atenção da mídia especializada.

Ainda entre as atrações internacionais, o Girl Talk 3rd Band contagia o público com um set list selecionadíssimo de mashups dos principais sucessos do mundo pop. Já o rock experimental tem vez com o Yeasayer e o Passion Pit embala hits como The Reeling e Eyes as Candles Manners.

Foto: Divulgação

O som contagiante do Mika promete animar o público do festival

A escalação nacional do Planeta Terra é composta por artistas da nova cena musical, como os recifenses do Mombojó . Figurinha carimbada em grandes festivais, a banda que veio do mangue beat retorna à produção independente no disco Amigo do Tempo, que caiu nas graças do público este ano.

Outro nome de peso do cenário brasileiro é o Hurtmold, dono de uma rica sonoridade experimental orgânica cheia de texturas e improvisações oriundas dos mais diversos instrumentos.

E quando o assunto é música contemporânea, não podia ficar de fora os Novos Paulistas, que agrega cinco fortes representantes da atual geração: Tulipa Ruiz, Tié, Thiago Petit, Tatá Aeroplano e Dudu Tsuda. Há ainda shows do Holger, que carrega influências do folk, neofolk, country e indie pop; e do República, que apresenta um estilo de rock cru.

Programação

Confira o line-up dos dois placos:

Sonora Main Stage
16h às 17h - Mombojó
17h30 às 18h30 - Novos paulistas
19h às 20h - Of Montreal
20h30 às 21h30 - Mika
22h às 23h - Phoenix
23h30 à 1h - Pavement
1h30 às 3h - Smashing Pumpkins

Gillette Hands Up o/ Indie Stage
16h às 16h40 - República
17h às 18h - Hurtmold
18h30 às 19h30 - Holger
20h às 21h - Yeasayer
21h30 às 22h30 - Passion Pit
23h à 0h - Hot Chip
0h40 à 1h40 - Empire of the Sun
2h à 3h30 - Girl Talk 3rd band

Se você vai

As portas do Playcenter serão abertas a partir das 13h e, assim como no ano passado, diversos brinquedos funcionarão, alguns até às 21h outros, até às 5h manhã. Não será permitida a entrada com gravadores e filmadoras, mas máquinas fotográficas são bem-vindas. Como o acesso é restrito a maiores de 18 anos, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. Se for estudante, não esqueça a carteirinha, e deixe os materiais pontiagudos em casa.

A organização do festival disponibiliza 26 ônibus grátis para o traslado do público do estacionamento (Avenida Marquês de São Vicente, 1619) até o parque, e 20 carros para o trajeto da Estação Terminal Barra Funda ao local. O transporte é oferecido a partir das 12h do sábado até às 7h do domingo.

Serviço
Data: 20 de novembro, a partir das 16h.
Endereço: Playcenter - Rua José Gomes Falcão, 20 - Barra Funda - São Paulo/SP.
Informações: (11) 4003-5588.

Se você não vai

Os ingressos estão esgotados desde 7 de setembro, mas quem não conseguiu garantir o seu pode conferir a transmissão ao vivo dos shows no Terra TV, pelo site www.terratv.com.br.

Atualizado em 6 Set 2011.