Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Todos os dias aparecem mais e mais novidades nos sites de relacionamentos, mas por essa muita gente não esperava. Além de servirem como ferramentas para bisbilhotar a vida alheia ou mesmo para procurar a "cara-metade", endereços como o do Orkut, por exemplo, também podem ser um meio de cultura.

Recentemente, graças ao site, um novo estilo musical tem dado o que falar: o Cybersertanejo. O ritmo, uma mistura de melodia sertaneja com letras relacionadas à internet, gerou polêmica e o responsável por tudo isso chama-se Ewerton Assunção. O pontapé inicial deste novo conceito musical foi a engraçada composição Vou Te Deletar do Meu Orkut. Escrita pelo jovem curitibano, a canção virou febre e invadiu os palcos do Paraná. Detalhe: hoje, aos 25 anos, o "artista", ex-operador de telemarketing, já gravou um CD e vive apenas de música.



O refrão "poético" "Eu vou te deletar te excluir do meu orkut / Eu vou te bloquear no msn / Não me mande mais scraps nem email power point / Me exclua também e adicione ele" caiu na boca do povo e é o principal hit que difunde o Cybersertanejo de Ewerton. A letra surgiu quando o rapaz trabalhava em uma operadora de telemarketing. "Eu sentava ao lado de uma menina que brigava sempre com o namorado pelo comunicador instantâneo, até que um dia o namorado a bloqueou e a exclui do Orkut. Aí, tive a idéia de criar uma musiquinha", lembra o autor.



Ewerton não imaginava que aquela letra pudesse fazer tanto sucesso. Escrita em apenas cinco minutos, Vou Te Deletar do Meu Orkut virou até tema de uma propaganda publicitária e caiu nas graças do cantor Frank Aguiar, o Cãozinho dos Teclados, que acaba de regravá-la. "O intérprete se interessou e não tive como negar a proposta dele", comenta.

Com versos nada rebuscados, a canção nasceu em outubro do ano passado. Gravada no computador pessoal de Ewerton, ela foi entregue a um de seus amigos. "Mandei por MSN mesmo e ele foi o grande responsável por distribuí-la por toda a rede". Quando o curitibano deu conta, já havia até uma comunidade de admiradores no Orkut.

Vou Te Excluir do Meu Orkut
Sei que os anos vão passando e eu amando mais você
Lhe dedicando sempre um amor sem fim
Bons momentos de paixão e de felicidade
E eu sempre acreditei que o seu amor era verdade
Você sempre jurou a mim eterno amor
Que um dia casaria comigo e seria feliz
Mas você mentiu e vi que estava errado
Um dia vi voce sair com um ex-namorado

Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
Eu vou te bloquear no msn
Não me mande mais scraps nem email power point
Me exclua também e adicione ele.

Sei que os anos vão passando e eu amando mais você
Lhe dedicando sempre um amor sem fim
Bons momentos de paixão e de felicidade
E eu sempre acreditei que o seu amor era verdade
Você sempre jurou a mim eterno amor
Que um dia casaria comigo e seria feliz
Mas você mentiu e vi que estava errado
Um dia vi vocÊ sair com um ex-namorado

Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
Eu vou te bloquear no msn
Não me mande mais scraps nem email power point
Me exclua também e adicione ele.




O buchicho foi tão grande que a história foi parar no jornal. "Tudo começou quando uma jornalista do O Dia fez uma entrevista comigo. Logo depois, fui procurado pelo O Estado de S. Paulo, SBT e até TV Fama (Rede TV). A repercussão foi estrondosa", diz o jovem.

Propagada apenas pela internet, a melodia não é a única pérola do repertório de Ewerton. O jovem "compositor" que chegou até a produzir um CD ( Vou Te Deletar do Meu Orkut) e espera por uma gravadora traz ainda Tardes Jogando Playstation, Www.com.muito Amor e Amor Por Computador. "São todas representantes do Cybersertanejo", define. Por enquanto, a única forma de ouvir as "jóias" do curitibano é através do seu site pessoal (www.evertonassuncao.com.br).

Ewerton - o Everton original é com V, o W é artístico - se interessou pela música caipira aos 17 anos. "Antes tinha uma bandinha de rock, mas o negócio não ia para frente. Uns amigos meus passaram a cantar músicas sertanejas e eu me interessei pelo som da viola", lembra o rapaz. Fã de Edson & Hudson e Zezé Di Camargo & Luciano, o "poeta do Orkut" tem feito shows por todo o estado do Paraná. "Todos os fins de semana tenho duas ou três apresentações. A galera curti muito meu estilo".

Em São Paulo, Assunção já participou de feiras e se apresentou em uma casa noturna. Recentemente, gravou ainda um comercial para televisão. "Quero continuar divulgando meu trabalho em todo o país e gostaria de sugerir Vou Te Deletar do Meu Orkut ao Zezé Di Camargo. Quem sabe ele aceita?!", brinca.

Casado e com um filho de 5 anos para sustentar, Ewerton dedica-se integralmente à música. Além das composições com letras relacionadas à internet, o artista também investe em música engraçada e romântica, como Rei do Bicho e Ex-marido. "Quero cair nas graças de todo mundo e não apenas dos internautas".

Questionado sobre o que mais curte fazer na internet, o jovem solta sem pensar: "Passo horas no MSN e no Orkut".

Atualizado em 6 Set 2011.