Guia da Semana

Poeta do Orkut

Jovem curitibano inventa o cybersertanejo e compõe hits com letras baseadas na internet.

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Todos os dias aparecem mais e mais novidades nos sites de relacionamentos, mas por essa muita gente não esperava. Além de servirem como ferramentas para bisbilhotar a vida alheia ou mesmo para procurar a "cara-metade", endereços como o do Orkut, por exemplo, também podem ser um meio de cultura.

Recentemente, graças ao site, um novo estilo musical tem dado o que falar: o Cybersertanejo. O ritmo, uma mistura de melodia sertaneja com letras relacionadas à internet, gerou polêmica e o responsável por tudo isso chama-se Ewerton Assunção. O pontapé inicial deste novo conceito musical foi a engraçada composição Vou Te Deletar do Meu Orkut. Escrita pelo jovem curitibano, a canção virou febre e invadiu os palcos do Paraná. Detalhe: hoje, aos 25 anos, o "artista", ex-operador de telemarketing, já gravou um CD e vive apenas de música.



O refrão "poético" "Eu vou te deletar te excluir do meu orkut / Eu vou te bloquear no msn / Não me mande mais scraps nem email power point / Me exclua também e adicione ele" caiu na boca do povo e é o principal hit que difunde o Cybersertanejo de Ewerton. A letra surgiu quando o rapaz trabalhava em uma operadora de telemarketing. "Eu sentava ao lado de uma menina que brigava sempre com o namorado pelo comunicador instantâneo, até que um dia o namorado a bloqueou e a exclui do Orkut. Aí, tive a idéia de criar uma musiquinha", lembra o autor.



Ewerton não imaginava que aquela letra pudesse fazer tanto sucesso. Escrita em apenas cinco minutos, Vou Te Deletar do Meu Orkut virou até tema de uma propaganda publicitária e caiu nas graças do cantor Frank Aguiar, o Cãozinho dos Teclados, que acaba de regravá-la. "O intérprete se interessou e não tive como negar a proposta dele", comenta.

Com versos nada rebuscados, a canção nasceu em outubro do ano passado. Gravada no computador pessoal de Ewerton, ela foi entregue a um de seus amigos. "Mandei por MSN mesmo e ele foi o grande responsável por distribuí-la por toda a rede". Quando o curitibano deu conta, já havia até uma comunidade de admiradores no Orkut.

Vou Te Excluir do Meu Orkut
Sei que os anos vão passando e eu amando mais você
Lhe dedicando sempre um amor sem fim
Bons momentos de paixão e de felicidade
E eu sempre acreditei que o seu amor era verdade
Você sempre jurou a mim eterno amor
Que um dia casaria comigo e seria feliz
Mas você mentiu e vi que estava errado
Um dia vi voce sair com um ex-namorado

Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
Eu vou te bloquear no msn
Não me mande mais scraps nem email power point
Me exclua também e adicione ele.

Sei que os anos vão passando e eu amando mais você
Lhe dedicando sempre um amor sem fim
Bons momentos de paixão e de felicidade
E eu sempre acreditei que o seu amor era verdade
Você sempre jurou a mim eterno amor
Que um dia casaria comigo e seria feliz
Mas você mentiu e vi que estava errado
Um dia vi vocÊ sair com um ex-namorado

Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
Eu vou te bloquear no msn
Não me mande mais scraps nem email power point
Me exclua também e adicione ele.




O buchicho foi tão grande que a história foi parar no jornal. "Tudo começou quando uma jornalista do O Dia fez uma entrevista comigo. Logo depois, fui procurado pelo O Estado de S. Paulo, SBT e até TV Fama (Rede TV). A repercussão foi estrondosa", diz o jovem.

Propagada apenas pela internet, a melodia não é a única pérola do repertório de Ewerton. O jovem "compositor" que chegou até a produzir um CD ( Vou Te Deletar do Meu Orkut) e espera por uma gravadora traz ainda Tardes Jogando Playstation, Www.com.muito Amor e Amor Por Computador. "São todas representantes do Cybersertanejo", define. Por enquanto, a única forma de ouvir as "jóias" do curitibano é através do seu site pessoal (www.evertonassuncao.com.br).

Ewerton - o Everton original é com V, o W é artístico - se interessou pela música caipira aos 17 anos. "Antes tinha uma bandinha de rock, mas o negócio não ia para frente. Uns amigos meus passaram a cantar músicas sertanejas e eu me interessei pelo som da viola", lembra o rapaz. Fã de Edson & Hudson e Zezé Di Camargo & Luciano, o "poeta do Orkut" tem feito shows por todo o estado do Paraná. "Todos os fins de semana tenho duas ou três apresentações. A galera curti muito meu estilo".

Em São Paulo, Assunção já participou de feiras e se apresentou em uma casa noturna. Recentemente, gravou ainda um comercial para televisão. "Quero continuar divulgando meu trabalho em todo o país e gostaria de sugerir Vou Te Deletar do Meu Orkut ao Zezé Di Camargo. Quem sabe ele aceita?!", brinca.

Casado e com um filho de 5 anos para sustentar, Ewerton dedica-se integralmente à música. Além das composições com letras relacionadas à internet, o artista também investe em música engraçada e romântica, como Rei do Bicho e Ex-marido. "Quero cair nas graças de todo mundo e não apenas dos internautas".

Questionado sobre o que mais curte fazer na internet, o jovem solta sem pensar: "Passo horas no MSN e no Orkut".

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Museu integra a partir de hoje o acervo do Google Arts & Culture

Museu do Café, em Santos, inaugura exposição gratuita sobre propaganda da bebida

A partir de 28 de dezembro, os visitantes poderão conhecer as estratégias das marcas de café de 1900 a 1959

Especial férias: MASP abre ao público em todas as segundas-feiras de Janeiro

Programação de férias disponibiliza cinco dias a mais para visitar o Museu

5 motivos para assistir ao documentário "O começo da vida" na Netflix

O filme mostra a importância dos primeiros anos de vida sob a ótica dos quatro cantos do mundo

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA