Guia da Semana




Considerado o mais importante troféu literário do país, o Prêmio Jabuti está com as inscrições abertas até 31 de maio. Participam da 52ª edição somente obras inéditas, editadas no país, entre o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2009.

Aberto não apenas a autores, o concurso também contempla editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers.

Concorrem neste ano, as seguintes categorias: Tradução; Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes; Teoria/Crítica Literária; Projeto Gráfico; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Educação, Psicologia e Psicanálise; Reportagem; Didático e Paradidático; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Capa; Poesia; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Ciências da Saúde; Contos e Crônicas; Infantil; Juvenil; Romance; e Tradução de Obra Literária Espanhol-Português. Sendo que neste ano, o prêmio presta homenagens aos países de língua espanhola.

Ao final das votações, os três primeiros colocados em cada uma das categorias disputam aos prêmios de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção.

A grande novidade desta edição fica por conta do Prêmio Voto Popular, realizado através da escolha do público via internet, reunindo todas as obras vencedoras da premiação.

Atualizado em 6 Set 2011.