Guia da Semana

Foto: Divulgação



As aparições no Jornal Nacional e o comando do programa Mundo S/A, da Globo News, revelam o precoce talento de Rodrigo Alvarez.

Cria da rede carioca, o jornalista faz sua primeira investida na literatura com o livro No País de Obama, com a experiência de quem mora há alguns anos nos Estados Unidos e vivencia a cultura norte-americana. Mais do que isso, apresenta essa cultura aos brasileiros com seu olhar brasileiro.

O trabalho de Alvarez narra os principais momentos de uma viagem de 17 dias que atravessou o país, passando por 18 estados, para a série de reportagens especiais Americanos, encomendada pelo JN.

Acompanhando do cinegrafista Sérgio Telles, que, em certos momentos, parece querer retornar o mais rápido para casa, o repórter corta os EUA em busca de personagens interessantes, que só são encontrados em situações como essas.

Quer saber o que pensam os eleitores sobre o futuro político, sobre Obama, sobre Maccain, além de ouvir e concordar com as sapatadas em Bush.

Parte para a aventura sem pauta, sem perguntas definidas, apenas à procura de bons depoimentos. Conversa com desempregados andarilhos vítimas da crise econômica, ainda embrionária. Visita Belmont, cidade de (contados) sete habitantes. Sai em busca da casa de Obama.

Esses personagens pitorescos dão ao trabalho um certo jeito de romance, onde, em alguns momentos, chega-se a ter a sensação de que foram criados pelo talento de Rodrigo.

A questão racial nos Estados Unidos é outro ponto relevante. Mesmo antes da vitória de Obama, percebe-se que a cor, sim, ajudou a definir a vitória do democrata. Negros o apoiaram por ser negro; brancos o apoiaram por considerarem que era a hora de por fim à segregação.

Em 188 páginas, Alvarez utiliza uma linguagem diferente de sua escola, a televisão, mas exerce a mesma clareza e objetividade que o fazem um dos mais promissores frutos do jornalismo tupiniquim.

O livro recebe epígrafe de Caetano Veloso, contra-capa de Marcos Uchoa e orelha assinada por George Vidor.


No País de Obama
Autor: Rodrigo Alvarez
Preço de capa: R$ 24,90
Categoria: Livro-reportagem
Avaliação: (* * *) Excelente


Quem é o colunista: Rafael Andrade Jardim

O que faz: Jornalista de gastronomia, autor do livro Dossiê Corinthians e aspirante a empresário.

Pecado gastronômico: Macarrão a alho e óleo com queijo ralado e mostarda.

Melhor lugar do Brasil: Interlagos.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Chinese Democracy - GNR.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.