Guia da Semana

Um quadro que estava exposto há 43 anos em um museu na Austrália foi identificado como sendo provavelmente o único retrato de Lucrécia Borgia. Até 2004, o quadro tinha autoria e data desconhecidas - sabia-se apenas que se chamava Retrato de um Jovem e que vinha da Itália. Uma análise meticulosa permitiu concluir que ele foi realizado pelo renascentista Dosso Dossi entre 1515 e 1520.

Especialistas questionaram se o objeto do retrato seria mesmo um jovem rapaz, apesar de segurar uma adaga, típica em retratos masculinos. Historiadores concluíram que elementos do quadro, como o fundo de flores e uma inscrição em latim, faziam referência à deusa Vênus e temas usados em retratos de mulheres. A conclusão de que poderia se tratar de Lucrécia Borgia veio desses componentes do quadro - a adaga seria uma referência a outra Lucrécia, heroína da Roma antiga, e Vênus era usada no emblema da família Borgia -, além de algumas coincidências históricas.

Dosso Dossi vivia na cidade de Ferrara na mesma época em que Lucrécia Borgia, cujo terceiro marido veio a se tornar Duque de Ferrara. Nascida em Roma em 1480, Lucrecia era filha ilegítima do Cardeal Rodrigo Borgia, que mais tarde se tornou o papa Alexandre VI. A fama de mulher fatal, que tinha vários amantes e se desfazia deles envenenando-os, foi reforçada pela peça Lucrécia Borgia, do francês Victor Hugo, e pela ópera de mesmo nome do italiano Gaetano Donizetti, ambas de 1833.

Atualizado em 6 Set 2011.