Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Quadro pode ser único retrato de Lucrécia Borgia

Publicação: quinta, 27 de novembro de 2008..

Um quadro que estava exposto há 43 anos em um museu na Austrália foi identificado como sendo provavelmente o único retrato de Lucrécia Borgia. Até 2004, o quadro tinha autoria e data desconhecidas - sabia-se apenas que se chamava Retrato de um Jovem e que vinha da Itália. Uma análise meticulosa permitiu concluir que ele foi realizado pelo renascentista Dosso Dossi entre 1515 e 1520.

Especialistas questionaram se o objeto do retrato seria mesmo um jovem rapaz, apesar de segurar uma adaga, típica em retratos masculinos. Historiadores concluíram que elementos do quadro, como o fundo de flores e uma inscrição em latim, faziam referência à deusa Vênus e temas usados em retratos de mulheres. A conclusão de que poderia se tratar de Lucrécia Borgia veio desses componentes do quadro - a adaga seria uma referência a outra Lucrécia, heroína da Roma antiga, e Vênus era usada no emblema da família Borgia -, além de algumas coincidências históricas.

Dosso Dossi vivia na cidade de Ferrara na mesma época em que Lucrécia Borgia, cujo terceiro marido veio a se tornar Duque de Ferrara. Nascida em Roma em 1480, Lucrecia era filha ilegítima do Cardeal Rodrigo Borgia, que mais tarde se tornou o papa Alexandre VI. A fama de mulher fatal, que tinha vários amantes e se desfazia deles envenenando-os, foi reforçada pela peça Lucrécia Borgia, do francês Victor Hugo, e pela ópera de mesmo nome do italiano Gaetano Donizetti, ambas de 1833.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte