Guia da Semana

Em Aerial Hoops artistas giram e se contorcem no ar, em arcos suspensos acima do palco. Às vezes solo, outras em uníssono, eles realizam proezas com graciosidade e destreza.

Aerial Contortion in Silk traz uma coluna de tecido vermelho, que suporta e embala a contorcionista Anna. O número alia intensidade, força e a graça de seus movimentos.

A agilidade do corpo humano é reverenciada em Banquine. Originário da Idade Média, 15 artistas realizam sequências acrobáticas e formam pirâmides humanas em ação sincronizada.

As técnicas do trapézio e da rede espanhola estão em Cloud Swing. Audacioso, o número combina movimentos da artista, que se lança numa série de mergulhos e rodopios bem acima do palco, com luzes e som.

O Diabolos, ou ioiô chinês, é um jogo infantil que se transformou em arte. Quatro jovens artistas chineses equilibram e manuseiam um carretel num fio sustentado por hastes, tentando superar um ao outro.

Criada a partir de um exercício alemão de ginástica, a German Wheel é uma roda, onde o artista se transforma num raio humano enquanto roda, gira, rodopia e manobra.

Iluminada no palco, a silhueta da artista cativa imediatamente a imaginação em Hand Balancing. Apoiada e equilibrada sobre varas, ela se move numa série de posições instáveis.

Acrobacias e manipulação inspiraram o Skipping Ropes. À medida que as cordas marcam o ritmo, 20 acrobatas executam uma corrente seguida - solo, em duo ou em grupo - de saltos e dança. Tudo isso pulando corda.

Quebrando a tradição, Quidam traz as redes espanholas numa performance em grupo. Em Spanish Webs, os artistas voam pelo palco, presos a um transportador especialmente criado para o número, chamado "teleférico".

Sem perder o contato um com o outro, dois artistas se movem de forma quase imperceptível, realizando movimentos que revelam extremo sentido de equilíbrio. Statue - Vis Versa alia sensibilidade e poder de concentração.

Atualizado em 6 Set 2011.