Guia da Semana

Divulgação

O show da banda de rock alternativo R.E.M no via Funchal foi simplesmente fantástico. Eu particularmente não via a hora de rever esse super show. Sim, eu também tive o prazer de estar presente na apresentação que eles realizaram no Rock In Rio em 2001. No espaço montado em Jacarepaguá, denominado de Palco Mundo, quando a banda americana fechou o dia, que também contou com Cássia Eller, Barão Vermelho, Beck e Foo Fighters.

A única diferença que vejo do show na cidade maravilhosa para o realizado na capital paulista, foi a curiosidade de quem desconhecia a discografia maravilhosa do trio e o espaço que contava ainda com dois palcos em locais afastados e chamados de "tendas" - a Raízes e a Brasil. Em relação ao show, a energia era a mesma. Já no que diz respeito ao público, sem dúvida nenhuma, o do Via Funchal era mais elitizado e por já ter um melhor conhecimento do R.E.M, cobraria se faltasse algum sucesso.

Mas valeu a pena esperar por quase oito anos para presenciar o super trio, que ao vivo, se transforma em quinteto, comandado pelo elétrico, carismático e grande vocalista Michael Stipe. Acredite: ele está com 48 anos.

Apesar de não ter os mesmos holofotes de bandas como o U2 e Rolling Stones, por exemplo, o grupo não decepcionou os fãs e os adoradores de seu bom repertório, que lotaram a casa. A banda, que começou a ser conhecida no Brasil apenas em 1991, com o hit pop Losing My Religion, mostrou novamente como se faz um show para ficar na memória.

Promessa é dívida: Stipe disse que a volta ao país seria triunfante e que deixaria saudade. Eu, com certeza, já conto nos dedos os dias para uma nova visita. O R.E.M empolgou com suas letras politicamente corretas, que fazem qualquer pessoa mais séria dançar, cantar e entrar em transe, durante duas horas de espetáculo.

O show, que carrega o nome do novo álbum, Accelerate, não decepcionou fãs como eu. Puxado por um som de guitarra sensacional, tudo leva crer que essa nova "Era" do grupo, formado na década de 80, deva durar ainda muitos anos, para minha alegria.

Não tenho palavras para definir a sensação de escutar novamente ao vivo a seqüência de músicas tocadas brilhantemente por Peter Buck e Mike Mills como I Feel Fine, Drive, Imitation Of Life, Everybody Hurts Electrolite, The one I love e ouvir, depois de tantos outros sucessos, eles se despedirem com a sensacional Man On The Moon.

Para fechar com chave de ouro, no final do show, Stipe, nitidamente empolgado com o novo presidente americano, Barack Obama, se despede, afirmando que pela primeira vez estava feliz em voltar para a casa. Já eu, mesmo feliz, voltaria por várias vezes a esse grande espetáculo que foi a apresentação do R.E.M em São Paulo. Quem é o colunista: Rodrigo Viana Curty.

O que faz: Jornalista e Radialista.

Pecado gastronômico: Coxinha de camarão do Bar Rebouças no Rio.

Melhor lugar do Brasil: Sem hipocrisia, mas difícil escolher apenas um.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.