Guia da Semana

A Ikrek Edições, editora especializada em livros de artista, em parceria com a revista de palavras cruzadas e passatempos "A Recreativa", a mais antiga do país, inicia um novo projeto de arte impressa: a ocupação da dupla central da revista A Recreativa por um artista contemporâneo.

A artista Regina Silveira inaugura este projeto e a edição da revista que recebe sua obra será lançada no dia 13 de agosto, na Luciana Brito Galeria, junto com o encerramento de sua exposição “Tramados”, no local.

O intuito do projeto é que seja criada uma intervenção artística num meio impresso que não circula propriamente no universo das artes visuais, mas que toma a palavra (e seus múltiplos desdobramentos, inclusive imagético) como forma de expressão. Não se trata de um print especial, ou encarte numerado. A obra usa o mesmo papel, impressão e acabamento da revista, misturando-se a ela.

Para esta estreia, Regina Silveira escolheu a obra "Pinta- Ponto" de sua série Jogos de Arte, realizada em 1977, a partir de apropriações de imagens e da sintaxe das revistas de palavras cruzadas e passatempos. Fazem parte da série, dentre outras, as conhecidas obras “Pudim Arte Brasileira”, “Rebus para Duchamp”, “Labirinto”, e “Jogo dos Erros”. No lançamento, a Luciana Brito Galeria exibirá os trabalhos originais da série “Jogos de Arte”.

Entre os artistas já confirmados para estampar suas obras nas páginas de A Recreativa estão: Ana Luiza Dias Batista, Carmela Gross, Clara Ianni, Gustavo Von Ha, Iran do Espírito Santo, Lenora de Barros, Nino Cais, Roberto Winter, Rochelle Costi e Traplev.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 10 Ago 2016.