Guia da Semana

Foto: Divulgação


Nydia Licia e Sérgio Cardoso passavam na frente do local e pareciam sentir que ali nasceria um reduto de arte. Começava assim a história do até então Bela Vista. Os atores alugaram, em 1954, o prédio e para a estreia escolheram "Hamlet", de Shakespeare. A montagem seguiu até 1969, quando os proprietários requisitaram a desocupação. Para salvar o local, a classe teatral realizou um apelo para que o governo adquirisse o edifício. O pedido foi aceito, porém a manutenção do local ficou para outro momento.

Depois de muitas idas e vindas, o prédio, que até então estava sendo ocupado por grupos de teatros para ensaios e afins, foi reinaugurado em 1980, como sede da companhia de teatro dos proprietários iniciais. Mas uma presença fundamental foi fortemente sentida. Sérgio Cardoso havia falecido decorrente de um infarto e foi homenageado com o espetáculo Sérgio Cardoso em Prosa e Verso. Em 2000, o local passou por uma reforma que redimensionou a área interna e modernizou instalações cênicas.

Novidades

Foto: Divulgação


Com duração prevista para seis meses, a reforma atual está calculada em R$ 5,4 milhões. Dessa vez, os trabalhos englobam a fachada, sanitários, camarins, ampliação da área administrativa e serviços técnicos diversos, como adequação das instalações elétricas, troca do forro de gesso e instalação de plataformas para portadores de necessidades especiais.

Um dos pontos altos da reformulação do espaço é a fachada. Ela será coberta por uma pele de vidro sustentada por estrutura metálica. Já no saguão, será aberto um vão para entrada de luz natural, o que dá um charme individual ao local. A casa de espetáculos ganhará também um novo mobiliário, cujo projeto foi elaborado pelo designer Fabio Delduque.

De acordo com o secretário estadual da Cultura, Andrea Matarazzo, o objetivo central da restauração é adequar o local aos grandes espaços teatrais da cidade e contextualizar suas instalações. "A reforma tem o objetivo de modernizar esse que é um dos mais importantes teatros de São Paulo". Segundo ele, a movimentação não irá prejudicar a agenda de espetáculos, e o teatro continuará funcionando normalmente. "O público vai continuar usufruindo da programação do teatro durante as obras".

Atualizado em 6 Set 2011.