Guia da Semana

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

5 de outubro

An oak tree - A árvore do carvalho - Criação e direção de Tim Crouch. Com Tim Crouch, Karl James e A. Smith. Cômica e ousada, a peça fala da perda, da sugestão e do poder da mente. A obra conta a história de um pai que, após a morte da filha num acidente de carro, perde o rumo e entra em cena. Como se nunca tivesse visto ou lido qualquer palavra da história, tão nova para ele como para o público, pensa que transformou uma árvore na menina morta. Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). 100 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

Mostra da Cena Portuguesa - Stabat Mater - Cia Artistas Unidos. Texto de Antonio Tarantino. Direção de Jorge Silva Melo. Com Maria João Luís. Uma mulher que chora as suas mágoas enquanto espera por alguém em uma igreja. Essa é a história da peça do dramaturgo italiano Antonio Tarantino, adaptada pelos Artistas Unidos. No palco, o público, sentado em cadeiras de igreja, divide a cena com Maria, única personagem. Centro Cultural Banco do Brasil -Teatro 3 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 80 lugares. Duração: 90 min. Classificação: 18 anos. Às 19h.

Mostra da Cena Portuguesa - Quarto Interior - Cia Circolando. Direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo. Com André Braga e João Vladimiro. Teatro dançado, sem palavras e bem próximo da poesia, a peça fala dos "quartos" que transcendem as quatro paredes, onde a solidão e a intimidade de cada um se revela. No palco, um quarto feito de portas e janelas se confunde com o espaço aberto, que se estende para abrigar outros elementos. Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro 1 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 178 lugares. Duração: 65 min. Classificação: 8 anos. Às 19h30m.

"Os Sertões" - O HOMEM PARTE 2 - Inspirado na obra de Euclides da Cunha. Direção de José Celso Martinez Correa. Com Teatro Oficina Uzuna Uzona. Dedicada à "criação de uma atitude heróica e anti-heróica dos que vão à luta e dizem - Adeus homem!", a teatralização do segundo movimento da segunda parte de "Os Sertões" apresenta a passagem do homem re-voltado para o trans-homem, criador de outra possibilidade para a aventura humana na Terra. A partir da história de Antônio Conselheiro, todo o teatro revive sua morte iniciática: um homem comum, que, por amor, se transmuta em líder anti-messiânico, arregimentando uma legião de sertanejos como raízes solidárias no interior da Bahia e que, em mutirão conseguiram levantar açudes, igrejas e cemitérios. Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. 900 lugares. Classificação: 18 anos. Duração: entre 6h e 8h. Às 18h.

ESTRÉIA-CARIOCA - "Por uma vida um pouco menos ordinária" - Direção de Gilberto Gawronski. Texto: Daniela Pereira. Com Eduardo Moscovis, Liliana Castro e Joelson Medeiros. A peça conta a história de um casal de irmãos de classe média alta que se envolve em uma seqüência trágica de acontecimentos depois que ele, acidentalmente, atira em um desconhecido. Como a arma pertencia a um policial corrupto - amigo de infância dos dois - assumir a culpa pelo homicídio se torna uma ameaça à vida dos personagens. Espaço SESC/Mezanino - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 150 lugares. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Às 21h30m.

"Arbeitsplatz" - Concepção de Cristina Moura. Vídeo de Dalton Camargos. A coreógrafa Cristina Moura convida três artistas de diferentes áreas - artes visuais, teatro e dança - para dividir o palco nesse processo ainda no início da criação. O confronto entre seus olhares artísticos provoca o questionamento e a revelação da maneira de estar em cena, além de desvendar os caminhos e os artifícios que cada um utiliza em seus processos criativos. Oi Futuro - Espaço InventariOi/Galeria 4º piso - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). Duração: 90 min. Classificação: Livre. Às 19h.

"Lovemo(vi)mento" - Karol Pichler. A primeira vista, a instalação de Karol Pichler parece composta de motivos florais, mas num segundo momento o espectador poderá descobrir uma outra narração das imagens, e das figuras em movimento. Lovemo(VI)mento se compõe de quatro diferentes motivos. A partir deles é possível compor uma grande variedade de padrões e também combiná-los juntos. Os motivos são de cor preta e preparados a partir de uma folha adesiva. Livraria Berinjela - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: das 9h às 19h30m. Classificação: Livre.

"Intimidade" - Krika Pujol. "Intimidade" é um ensaio fotográfico que foi feito no interior solitário de um quarto, com recursos mínimos. Kryka Pujol queria experimentar as inúmeras possibilidades de desconstrução de seu próprio corpo, momentos em que seria ao mesmo tempo a fotógrafa e o objeto fotografado. Optou por capturar as diferentes formas que encontrava ao observar e brincar com suas pernas, pés e mãos, sempre com o foco direcionado ao detalhe, a pequenas partes. Livraria Padrão - Rua Miguel Couto, 40, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: das 8h30m às 18h30m. Classificação: Livre.

"Comprovotovendovoto" - Contrapartido. A vitrine "Comprovotovendovoto" reproduz e ilustra trechos do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, publicados em 1874. Homens-sanduíches (homens que andam pelas ruas entre dois cartazes de papelão) apresentam uma campanha original de tentar induzir a sociedade a abrir a cabeça e pensar com originalidade. Ao todo, serão oito homens-sanduíches com cartazes fazendo uma irônica apologia a compra e venda de votos. Hospedaria Carioca - Rua Visconde de Pirajá, 303, loja B, Ipanema. (Informações: 2246-0176). Duração: das 9h às 18h. Classificação: Livre.

"Carmina Figurata" - Pascal Philippe. Em "Carmina Figurata" Pascal Philippe cria robôs letrados. Partindo de versos figurativos, com tipografia de letras do alfabeto romano, o artista projeta elementos com base tipográfica, orgânica e mecânica e os transforma em espécies especiais, capsulados, robôs portadores de letras. Ao todo, são dez robôs mensageiros de uma das letras da palavra "inventário", mas também, portadores de prosa. Livraria Leonardo Da Vinci - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 1, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: das 9h às 19h. Classificação: Livre.

MOSTRA UNIVERSITÁRIA - "A SEGUNDA ATITUDE" (UNIRIO - RJ). Texto e concepção de Livre criação da Eólica Arte Contemporânea a partir do texto "Entre Quatro Paredes", de Jean Paul Sartre. Direção de Alexandre Rudáh. Com Daniel Kristensen, Úrsula Cabral e Vanessa Marques. O espetáculo é um recorte muito específico da leitura do texto "Huis Clos" e de trechos do livro "O Ser e o Nada", ambos de Jean Paul Sartre. A partir de um trabalho corporal focado na precisão gestual e na sincronização dos movimentos com a trilha sonora, a peça explora o teor subjetivo dos textos. Atores, espectadores e a obra de Sartre são confinados em um espaço extremamente exíguo. Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro (2220-0259). Capacidade: 278 lugares. Duração 70 min Classificação etária: 16 anos. Às 19h.

6 de outubro

Mostra da Cena Portuguesa - "Stabat Mater" - Cia Artistas Unidos. Texto de Antonio Tarantino. Direção de Jorge Silva Melo. Com Maria João Luís. Uma mulher que chora as suas mágoas enquanto espera por alguém em uma igreja. Essa é a história da peça do dramaturgo italiano Antonio Tarantino, adaptada pelos Artistas Unidos. No palco, o público, sentado em cadeiras de igreja, divide a cena com Maria, única personagem. Centro Cultural Banco do Brasil -Teatro 3 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 80 lugares. Duração: 90 min. Classificação: 18 anos. Às 19h.

Mostra da Cena Portuguesa - "Quarto Interior" - Cia Circolando. Direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo. Com André Braga e João Vladimiro. Teatro dançado, sem palavras e bem próximo da poesia, a peça fala dos "quartos" que transcendem as quatro paredes, onde a solidão e a intimidade de cada um se revela. No palco, um quarto feito de portas e janelas se confunde com o espaço aberto, que se estende para abrigar outros elementos. Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro 1 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 178 lugares. Duração: 65 min. Classificação: 8 anos. Às 19h30m.

"An oak tree - A árvore do carvalho" - Oi Futuro. Espaço InventariOi/Teatro - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). 100 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

"Os Sertões" - A LUTA PARTE 1 - Inspirado na obra de Euclides da Cunha. Direção de José Celso Martinez Correa. Com Teatro Oficina Uzuna Uzona. Dedicada ao poeta Oswald de Andrade e ao empresário, animador e ator Silvio Santos, a terceira parte da peça conta o incidente provocador da guerra, ligado à vingança de um juiz de Juazeiro que proíbe a entrega de um lote de madeiras, já pagas, para construção da Igreja Nova de Canudos. Três expedições são enviadas pelo exército republicano e derrotadas, a última delas, de caráter nacional, comandada pelo célebre Coronel Moreira César. Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. 900 lugares. Classificação: 18 anos. Duração: entre 6h e 8h. Às 18h.

ESTRÉIA CARIOCA - "Por uma vida um pouco menos ordinária" - Direção de Gilberto Gawronski. Texto: Daniela Pereira. Com Eduardo Moscovis, Liliana Castro e Joelson Medeiros. A peça conta a história de um casal de irmãos de classe média alta que se envolve em uma seqüência trágica de acontecimentos depois que ele, acidentalmente, atira em um desconhecido. Como a arma pertencia a um policial corrupto - amigo de infância dos dois - assumir a culpa pelo homicídio se torna uma ameaça à vida dos personagens. Espaço SESC/Mezanino - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 150 lugares. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Às 21h30m.

"A Queda" - Direção de Mauro Zanatta e Marcelo Marchioro. Com Mauro Zanatta. Monólogo adaptado do romance homônimo de Albert Camus, que fala da consciência do homem moderno e sua capacidade de duvidar de si mesmo. As questões colocadas por Camus, por meio das palavras do advogado João Baptista Clemente, personagem vivido pelo ator e diretor Mauro Zanatta, são insights comuns à consciência daqueles que vêem além da sua imagem refletida no espelho. Espaço SESC/Arena - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 160 lugares. Duração 60 min. Classificação: 18 anos. Às 21h.

"(BOD)-Y-STERIA" - Texto e direção de Márcio Pizarro. Com Andrea Pitta. Espetáculo performático e multimídia, que mistura vídeos, dança, canções, performances e cena aberta com o público, o que lembra, propositalmente, os cabarés europeus da primeira metade do século XX. SESC Ginástico. Av. Graça Aranha, 187, Centro (2279-4027). 513 lugares. 70 min. Classificação: 14 anos. Às 20h.

ESTRÉIA CARIOCA - "Sutura" - Direção de Felipe Vidal. Com Cristina Flores e Lucas Gouvêa. Justapostas a estas cenas de conversa, o espetáculo, que foi apresentado pela primeira vez em 2002, como destaque na Mostra Oficial do importante Festival Internacional de Edimburgo, traz vários encontros sexuais do casal. A interpretação dos atores leva o público a refletir se as histórias dizem respeito a recordações do início da relação ou a encontros futuros. CAIXA CULTURAL/GALERIA - Av. Chile 230, Centro (2262-5483). 120 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 18 anos. Às 19h30m.

"Arbeitsplatz" - Concepção de Cristina Moura. Vídeo de Dalton Camargos. A coreógrafa Cristina Moura convida três artistas de diferentes áreas - artes visuais, teatro e dança - para dividir o palco nesse processo ainda no início da criação. O confronto entre seus olhares artísticos provoca o questionamento e a revelação da maneira de estar em cena, além de desvendar os caminhos e os artifícios que cada um utiliza em seus processos criativos. Oi Futuro - Espaço InventariOi/Galeria 4º piso - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). Duração: 90 min. Classificação: Livre. Às 19h.

"O Pupilo quer ser Tutor" - Texto de Peter Handke. Tradução de José Ronaldo Faleiro e direção de Francisco Medeiros. Com Nazareno Pereira e Leon de Paula. Baseada na obra "O Pupilo quer ser reitor", do dramaturgo austríaco Peter Handke, a peça é uma reflexão sobre o poder, onde toda a ação se passa em uma paisagem desolada e com apenas dois personagens em cena: o tutor e o pupilo. CAIXA CULTURAL/Palco - Av. Chile 230 (2262-5483). 120 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 15 anos. Às 21h.

"Site Specific for Love - I know that love will take us away from here" - Direção de Jefferson Miranda, Ronald Teixeira e Flavio Graff. Com Adriano Garib, Andréa Maciel, Caio Zacariotto, Célio Rentroya e outros. A performance é construída pela intersecção do teatro, da dança, da música, do vídeo, das artes plásticas e da literatura. Evocando poeticamente as possibilidades do amor, na busca, sobretudo, por transcendência. O trabalho baseia-se em roteiro e letras de Flávio Graff, nas músicas compostas originalmente por Felipe Storino e nos conceitos de Site Specific. Oi Futuro - Espaço InventariOi/IAB Principal - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). 90 lugares. Duração: 45 min. Classificação: 14 anos. Às 21h.

"Lovemo(vi)mento" - Karol Pichler. A primeira vista, a instalação de Karol Pichler parece composta de motivos florais, mas num segundo momento o espectador poderá descobrir uma outra narração das imagens, e das figuras em movimento. Lovemo(VI)mento se compõe de quatro diferentes motivos. A partir deles é possível compor uma grande variedade de padrões e também combiná-los juntos. Os motivos são de cor preta e preparados a partir de uma folha adesiva. Livraria Berinjela - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 10h às 13h. Classificação: Livre.

"Intimidade" - Krika Pujol. "Intimidade" é um ensaio fotográfico que foi feito no interior solitário de um quarto, com recursos mínimos. Kryka Pujol queria experimentar as inúmeras possibilidades de desconstrução de seu próprio corpo, momentos em que seria ao mesmo tempo a fotógrafa e o objeto fotografado. Optou por capturar as diferentes formas que encontrava ao observar e brincar com suas pernas, pés e mãos, sempre com o foco direcionado ao detalhe, a pequenas partes. Livraria Padrão - Rua Miguel Couto, 40, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 8h30m às 12h30m. Classificação: Livre.

"Comprovotovendovoto" - Contrapartido. A vitrine "Comprovotovendovoto" reproduz e ilustra trechos do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, publicados em 1874. Homens-sanduíches (homens que andam pelas ruas entre dois cartazes de papelão) apresentam uma campanha original de tentar induzir a sociedade a abrir a cabeça e pensar com originalidade. Ao todo, serão oito homens-sanduíches com cartazes fazendo uma irônica apologia a compra e venda de votos. Hospedaria Carioca - Rua Visconde de Pirajá, 303, Ipanema. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 18h. Classificação: Livre.

"Carmina Figurata" - Pascal Philippe. Em "Carmina Figurata" Pascal Philippe cria robôs letrados. Partindo de versos figurativos, com tipografia de letras do alfabeto romano, o artista projeta elementos com base tipográfica, orgânica e mecânica e os transforma em espécies especiais, capsulados, robôs portadores de letras. Ao todo, são dez robôs mensageiros de uma das letras da palavra "inventário", mas também, portadores de prosa. Livraria Leonardo Da Vinci - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 1, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 13h. Classificação: Livre.

"AS TRÊS IRMÃS" (UFRJ - RIO DE JANEIRO - RJ). Texto de Anton Tchekhov. Direção de Rafael Souza-Ribeiro. Com Amanda Santana, Débora Paganni, Eduardo Vargas, Marcos Casemiro, Marcos Suhre, Marlúcia Fernandes, Paula Valente, Eduardo Vargas, Ricardo Leite Lopes, Sabrina Araújo Costa, Sergio Somene e Theo Fellows. Baseado no texto de Anton Tchekhov, a peça mostra o presente estéril de três irmãs. Aprisionadas entre o recordar e o vislumbrar, há os que vivem apenas por viver, e a vida entre esses dois pólos não é melhor nem pior, é simplesmente vida. Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro (2220-0259). Capacidade: 278 lugares. Duração 120 min. Classificação etária: 18 anos. Às 19h.

"EDIPO REI" (UNIRIO - RJ). Baseado no texto de Sófocles. Direção de Diego Molina. Com Anna Esteves, Carolina Godinho e Gabriela. A peça é uma prática de montagem desenvolvida por alunos do curso de artes cênicas da UNIRIO, que dispõe em cena o resultado de um estudo aprofundado da obra sobre o filho que mata seu pai, e se casa com a própria mãe. O espetáculo utiliza-se de diversos recursos tecnológicos e promove uma série de dinâmicas que evidenciam a contemporaneidade da encenação. Sesc São Gonçalo. Av. Presidente Kennedy, 755 (2712-3282). Capacidade: 350 lugares. Duração 100 min. Classificação etária: 12 anos. Às 19h.

"LA CARETA QUE CAE" (UNIRIO - RJ). Adaptação de Daniel Chagas para texto de Federico Garcia Lorca. Direção de Breno Sanches. Com Adriano Pelegrino, Ana Carolina Gomes, Camile dos Anjos, Daniel Chagas, Hugo Souza, Marcéli Torquato, Mathes Calado e Roberto Rodrigues. O tema central da peça é o amor proibido entre Cocoliche e Rosita. Por uma grande quantia em dinheiro, Rosita foi prometida ao grotesco Dom Cristovinho da Cachamorra. Sesc Niterói. Rua Padre Anchieta, 56 (2719-9119). Capacidade: 260 lugares. Duração 90 min. Classificação etária: Livre. Às 19h.

7 de outubro

"O Pupilo quer ser Tutor" - Texto de Peter Handke. Tradução de José Ronaldo Faleiro e direção de Francisco Medeiros. Com Nazareno Pereira e Leon de Paula. Baseada na obra "O Pupilo quer ser reitor", do dramaturgo austríaco Peter Handke, a peça é uma reflexão sobre o poder, onde toda a ação se passa em uma paisagem desolada e com apenas dois personagens em cena: o tutor e o pupilo. CAIXA CULTURAL/Palco - Av. Chile 230 (2262-5483). 120 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 15 anos. Às 21h.

Mostra da Cena Portuguesa - "Stabat Mater" - Cia Artistas Unidos. Texto de Antonio Tarantino. Direção de Jorge Silva Melo. Com Maria João Luís. Uma mulher que chora as suas mágoas enquanto espera por alguém em uma igreja. Essa é a história da peça do dramaturgo italiano Antonio Tarantino, adaptada pelos Artistas Unidos. No palco, o público, sentado em cadeiras de igreja, divide a cena com Maria, única personagem. Centro Cultural Banco do Brasil -Teatro 3 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 80 lugares. Classificação: 18 anos. Às 19h.

Mostra da Cena Portuguesa - "Quarto Interior" - Cia Circolando. Direção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo. Com André Braga e João Vladimiro. Teatro dançado, sem palavras e bem próximo da poesia, a peça fala dos "quartos" que transcendem as quatro paredes, onde a solidão e a intimidade de cada um se revela. No palco, um quarto feito de portas e janelas se confunde com o espaço aberto, que se estende para abrigar outros elementos. Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro 1 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 178 lugares. Duração: 65 min. Classificação: 8 anos. Às 19h30m.

"Os Sertões" - A LUTA PARTE 2 - Teatro Oficina Uzuna Uzona Uzyna Uzona. Inspirado na obra de Euclides da Cunha. Direção José Celso Martinez Correa. Com Teatro Oficina Uzuna Uzona. Última parte trata da quarta e derradeira expedição do exército brasileiro ao sertão nordestino, que contou com envio de 12 mil soldados, canhões, armas modernas e estrategistas, como o marechal Bittencourt. A peça mostra a finalização da Guerra de Canudos, que resultou no massacre dos sertanejos, na morte do próprio Antonio Conselheiro e na destruição da cidadela. No Teatro Oficina Uzuna Uzona, o massacre é encenado não como uma missa de repetição do martírio, mas da perspectiva de um des-massacre. Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. 900 lugares. Classificação: 18 anos. Duração: entre 6h e 8h. Às 18h.

"A Queda" - Direção de Mauro Zanatta e Marcelo Marchioro. Com Mauro Zanatta. Monólogo adaptado do romance homônimo de Albert Camus, que fala da consciência do homem moderno e sua capacidade de duvidar de si mesmo. As questões colocadas por Camus, por meio das palavras do advogado João Baptista Clemente, personagem vivido pelo ator e diretor Mauro Zanatta, são insights comuns à consciência daqueles que vêem além da sua imagem refletida no espelho. Espaço SESC/Arena - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 160 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 18 anos. Às 19h30m.

"(BOD)-Y-STERIA" - Texto e direção de Márcio Pizarro. Com Andrea Pitta. Espetáculo performático e multimídia, que mistura vídeos, dança, canções, performances e cena aberta com o público, o que lembra, propositalmente, os cabarés europeus da primeira metade do século XX. SESC Ginástico. Avenida Graça Aranha, 187, Centro (2279-4027). 513 lugares. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Às 20h.

ESTRÉIA CARIOCA - "Sutura" - Direção de Felipe Vidal. Com Cristina Flores e Lucas Gouvêa. Justapostas a estas cenas de conversa, o espetáculo, que foi apresentado pela primeira vez em 2002, como destaque na Mostra Oficial do importante Festival Internacional de Edimburgo, traz vários encontros sexuais do casal. A interpretação dos atores leva o público a refletir se as histórias dizem respeito a recordações do início da relação ou a encontros futuros. CAIXA CULTURAL/GALERIA - Av. Chile 230, Centro (2262-5483). 120 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 18 anos. Às 19h30m.

"Arbeitsplatz" Oi Futuro - Espaço InventariOi/Galeria 4º piso - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). Duração: 90 min. Classificação: Livre. Às 19h30m. "Site Specific for Love - I know that love will take us away from here" - Oi Futuro - Espaço InventariOi/IAB Principal - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). 90 lugares. Duração: 45 min. Classificação: 14 anos. Às 21h.

"AS TRÊS IRMÃS" (UFRJ - RIO DE JANEIRO - RJ). Sesc Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10 (2797-3008). Capacidade: 396 lugares. Duração 120 min. Classificação etária: 18 anos. Às 19h.

"EDIPO REI" (UNIRIO - RJ). Baseado no texto de Sófocles. Direção de Diego Molina. Com Anna Esteves, Carolina Godinho e Gabriela. A peça é uma prática de montagem desenvolvida por alunos do curso de artes cênicas da UNIRIO, que dispõe em cena o resultado de um estudo aprofundado da obra sobre o filho que mata seu pai, e se casa com a própria mãe. O espetáculo utiliza-se de diversos recursos tecnológicos e promove uma série de dinâmicas que evidenciam a contemporaneidade da encenação. Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro (2220-0259). Capacidade: 278 lugares. Duração 100 min. Classificação etária: 12 anos. Às 19h.

8 de outubro

"Modelos para armar" - Direção Jefferson Miranda. Com Cia Teatro Autônomo - "Modelos para Armar" é uma performance composta por uma série de improvisações criadas a partir de estímulos que podem ou não ter origem na realidade. O trabalho busca o diálogo entre realidade e fábula, refletindo sobre o que nos leva a tirar da invisibilidade do cotidiano determinada situação e elevá-la à categoria de arte. Oi Futuro - Espaço InventariOi/IAB Principal - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. (3131-3060). 90 lugares. Duração: não informada. Classificação: 14 anos. Às 21h.

"Los Mansos" - Inspirado na obra "Os idiotas", de Fiódor Dostoievski. Direção e criação de Alejandro Tantanian. Com Nahuel Pérez Biscayart, María Inés Sancerni, Luciano Suardi. Em uma readaptação do clássico "O idiota", o autor argentino Alejandro Tantanian faz uso de uma série de elementos extraídos de sua vida familiar para produzir o espetáculo. Explorando procedimentos narrativos presentes no universo do autor russo, como a polifonia, o dúbio e a autobiografia, a peça aborda os diversos tipos do "eu" em uma narrativa os personagens questionam seu verdadeiro "eu" e suas memórias. Espaço SESC/Mezanino - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). Capacidade 150 lugares. 70 min. Classificação: livre. Às 20h.

"As Pecadoras" (processo) - Texto de Vitor Paiva. Direção de Bruno Garcia. Com Bianca Joy, Branca Messina, Camila Magalhães, Fernanda Bond. Quatro histórias pessoais se misturam dando origem a uma quinta história. Quatro atrizes em torno de um mesmo personagem, embaralhando fragmentos de suas vidas pessoais, relatos de acontecimentos reais, segredos e lembranças, deformadas ou não pelo tempo. CAIXA CULTURAL/GALERIA - Av. Chile 230 (2262-5483). 120 lugares. Duração: 50 min. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

"Lovemo(vi)mento" - Livraria Berinjela - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h30m. Classificação: Livre.

"Intimidade" - Krika Pujol. "Intimidade" é um ensaio fotográfico que foi feito no interior solitário de um quarto, com recursos mínimos. Kryka Pujol queria experimentar as inúmeras possibilidades de desconstrução de seu próprio corpo, momentos em que seria ao mesmo tempo a fotógrafa e o objeto fotografado. Optou por capturar as diferentes formas que encontrava ao observar e brincar com suas pernas, pés e mãos, sempre com o foco direcionado ao detalhe, a pequenas partes. Livraria Padrão - Rua Miguel Couto, 40, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 8h30m às 18h30m. Classificação: Livre.

"Comprovotovendovoto" - Contrapartido. A vitrine "Comprovotovendovoto" reproduz e ilustra trechos do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, publicados em 1874. Homens-sanduíches (homens que andam pelas ruas entre dois cartazes de papelão) apresentam uma campanha original de tentar induzir a sociedade a abrir a cabeça e pensar com originalidade. Ao todo, serão oito homens-sanduíches com cartazes fazendo uma irônica apologia a compra e venda de votos. Hospedaria Carioca - Rua Visconde de Pirajá, 303, Loja B, Ipanema. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 18h. Classificação: Livre.

"Carmina Figurata" - Pascal Philippe. Em "Carmina Figurata" Pascal Philippe cria robôs letrados. Partindo de versos figurativos, com tipografia de letras do alfabeto romano, o artista projeta elementos com base tipográfica, orgânica e mecânica e os transforma em espécies especiais, capsulados, robôs portadores de letras. Ao todo, são dez robôs mensageiros de uma das letras da palavra "inventário", mas também, portadores de prosa. Livraria Leonardo Da Vinci - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 1, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h. Classificação: Livre.

"VALENTIN" (UNIVERCIDADE - RJ). Texto de Karl Valentin. Direção de Ana Achcar. Com Aryanne Soares, Barbara Evelyn, Camila Almeida,Cinara Leal, Cynthia Reis, Fabricio Barbieri, Felipe Abibi, Juliana Torres, Luciana Meyer, Pedro Monteiro, Pierre Bartelli, Renata Valois, Rodrigo Pandolfo e Sofhia Portto. Baseado nos pequenos quadros de Karl Valentin, o espetáculo conta diversas situações do cotidiano e do encontro de vários personagens. Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro (2220-0259). Capacidade: 278 lugares. Duração 55 min. Classificação etária: Livre. Às 21h.

9 de outubro

"Modelos para armar" - Direção Jefferson Miranda. Com Cia Teatro Autônomo - "Modelos para Armar" é uma performance composta por uma série de improvisações criadas a partir de estímulos que podem ou não ter origem na realidade. O trabalho busca o diálogo entre realidade e fábula, refletindo sobre o que nos leva a tirar da invisibilidade do cotidiano determinada situação e elevá-la à categoria de arte. Oi Futuro - Espaço InventariOi/IAB Principal - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. (3131-3060). 90 lugares. Duração: não informada. Classificação: 14 anos. Às 21h.

"BR-3" - Concepção e direção de Antônio Araújo. Criação da companhia Teatro da Vertigem. Elenco Teatro da Vertigem. A Baía de Guanabara é o palco flutuante do espetáculo. O título da montagem faz alusão aos três locais escolhidos para fazer a pesquisa da peça: Brasilândia, bairro da periferia de São Paulo; Brasília, capital do País; e Brasiléia, cidade na fronteira do Acre com a Bolívia. O objetivo é falar da identidade brasileira, por meio do contraponto entre o centro e a periferia e da relação entre o moderno e o arcaico. Às 18h30m - Saída do ônibus do Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. Às 20h - início do espetáculo na Baía de Guanabara. 102 lugares na balsa. Duração: 160 min. Classificação: 18 anos. ATENÇÃO: O espetáculo ficará em cartaz depois do festival, de quarta a domingo, até o dia 28 de outubro.

"Los Mansos" - Espaço SESC/Mezanino - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 150 lugares. Duração: 70 min. Classificação: livre. Às 20h.

"My Arm" (Meu Braço) - Concepção e criação de Tim Crouch. Com Tim Crouch, Karl James e Hettie Macdonald. Uma das grandes surpresas do Festival de Edimburgo de 2003, a peça é um estudo sobre a teimosia, a arte contemporânea e sobre como o que fazemos na infância nos marca para sempre. O espetáculo combina representação ao vivo com seqüências de filmes do artista Chris Dorley-Brown. Grande parte da história é contada por meio da manipulação de objetos do cotidiano fornecidos pelos espectadores, que acabam por se transformar em ícones da peça. InventariOi/Oi Futuro/Teatro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). Duração: 60 min. 100 lugares. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

"Continuum" - Direção de Roberto Ramos. Com Roberto Ramos. O coreógrafo Roberto Ramos explora as possibilidades dinâmicas que o corpo, um objeto e o espaço podem assumir dentro de uma estrutura de movimentação circular e constante em uma área delimitada. Nesse trabalho toda a ação está centrada na relação entre o corpo e um objeto semi-esférico, cuja trajetória dita as decisões dos três performers em cena, definindo a estética da obra. ESPAÇO Sesc/Palco Arena - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 260 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Às 21h.

"As Pecadoras" (processo) - Texto de Vitor Paiva. Direção de Bruno Garcia. Com Bianca Joy, Branca Messina, Camila Magalhães, Fernanda Bond. Quatro histórias pessoais se misturam dando origem a uma quinta história. Quatro atrizes em torno de um mesmo personagem, embaralhando fragmentos de suas vidas pessoais, relatos de acontecimentos reais, segredos e lembranças, deformadas ou não pelo tempo. CAIXA CULTURAL/GALERIA - Av. Chile 230 (2262-5483). 120 lugares. Duração: 50 min. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

"Lovemo(vi)mento" - Livraria Berinjela - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h30m. Classificação: Livre.

"Intimidade" - Livraria Padrão - Rua Miguel Couto, 40, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 8h30m às 18h30m. Classificação: Livre.

"Comprovotovendovoto" - Hospedaria Carioca - Rua Visconde de Pirajá, 303, Ipanema. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 18h. Classificação: Livre.

"Carmina Figurata" - Pascal Philippe. Em "Carmina Figurata" Pascal Philippe cria robôs letrados. Partindo de versos figurativos, com tipografia de letras do alfabeto romano, o artista projeta elementos com base tipográfica, orgânica e mecânica e os transforma em espécies especiais, capsulados, robôs portadores de letras. Ao todo, são dez robôs mensageiros de uma das letras da palavra "inventário", mas também, portadores de prosa. Livraria Leonardo Da Vinci - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 1, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h. Classificação: Livre.

"AS TRÊS IRMÃS" (UFRJ - RIO DE JANEIRO - RJ). Sesc Engenho de Dentro. Avenida Amaro Cavalcanti, 1661. (3822-4830). Capacidade: 150 lugares. Duração 120 min. Classificação etária: 18 anos. Às 17h.

"A SEGUNDA ATITUDE" (UNIRIO - RJ). Texto e concepção de Livre criação da Eólica Arte Contemporânea a partir do texto "Entre Quatro Paredes", de Jean Paul Sartre. Direção de Alexandre Rudáh. Com Daniel Kristensen, Úrsula Cabral e Vanessa Marques. O espetáculo é um recorte muito específico da leitura do texto "Huis Clos" e de trechos do livro "O Ser e o Nada", ambos de Jean Paul Sartre. A partir de um trabalho corporal focado na precisão gestual e na sincronização dos movimentos com a trilha sonora, a peça explora o teor subjetivo dos textos. Atores, espectadores e a obra de Sartre são confinados em um espaço extremamente exíguo. Sesc Madureira. Rua Ewbanck da Câmara, 90 (3350-7744). Capacidade: 189 lugares. Duração 70 min. Classificação etária: 16 anos. Às 19h.

"LA CARETA QUE CAE" (UNIRIO - RJ). Adaptação de Daniel Chagas para texto de Federico Garcia Lorca. Direção de Breno Sanches. Com Adriano Pelegrino, Ana Carolina Gomes, Camile dos Anjos, Daniel Chagas, Hugo Souza, Marcéli Torquato, Mathes Calado e Roberto Rodrigues. O tema central da peça é o amor proibido entre Cocoliche e Rosita. Por uma grande quantia em dinheiro, Rosita foi prometida ao grotesco Dom Cristovinho da Cachamorra. Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro (2220-0259). Capacidade: 278 lugares. Duração 90 min. Classificação etária: Livre. Às 21h.

"GUILHOTINA - UM EXPERIMENTO" (FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ - PR). Texto de Maikon K e Grupo. Direção de Gerundio. Monólogo com ator-performer Maikon K no papel do professor universitário Hans Silva, um brasileiro descendente de alemães. O espetáculo questiona se o conhecimento liberta os indivíduos ou reproduz neles a lógica do sistema capitalista liberal. Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete, 338, Largo do Machado. (2265-9933). Capacidade: 186 lugares. Duração: 90 min. Classificação etária: 14 anos. Duração 90 min. Classificação etária: 14 anos. Às 19h.

10 de outubro

"BR-3" - Às 18h30m - Saída do ônibus do Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. Às 20h - início do espetáculo na Baía de Guanabara. 102 lugares na balsa. Duração: 160 min. Classificação: 18 anos. ATENÇÃO: O espetáculo ficará em cartaz depois do festival, de quarta a domingo, até o dia 28 de outubro.

"Los Mansos" - Espaço SESC/Mezanino - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 150 lugares. Duração: 70 min. Classificação: livre. Às 20h.

"My Arm" (Meu Braço) - Oi Futuro/Teatro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo (3131-3060). Duração: 60 min. 100 lugares. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

"O Sertões" - A TERRA - Inspirado na obra de Euclides da Cunha. Direção de José Celso Martinez Correa. Com Teatro Oficina Uzuna Uzona. O primeiro impacto é a própria geografia do sertão. Euclides da Cunha descreveu cada pedaço do sertão na primeira parte de seu livro, levando aos leitores uma verdadeira radiografia da região. Na peça, uma ópera de carnaval, um musical épico brasileiro, os atores são terra, vegetação, vento, animais, rios e seca, revelando os segredos mais íntimos da natureza, que vibram também nas artérias humanas e trans-humanas. Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. 900 lugares. Classificação: 18 anos. Duração: entre 6h e 8h. Às 18h.

"Continuum" - Direção de Roberto Ramos. Com Roberto Ramos. O coreógrafo Roberto Ramos explora as possibilidades dinâmicas que o corpo, um objeto e o espaço podem assumir dentro de uma estrutura de movimentação circular e constante em uma área delimitada. Nesse trabalho toda a ação está centrada na relação entre o corpo e um objeto semi-esférico, cuja trajetória dita as decisões dos três performers em cena, definindo a estética da obra. ESPAÇO Sesc/Palco Arena - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 260 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos. Às 21h.

"Lovemo(vi)mento" - Karol Pichler. Livraria Berinjela - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10, Centro. (2246-0176). (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h30min. Classificação: Livre.

"Intimidade" - Livraria Padrão - Rua Miguel Couto, 40, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 8h30m às 18h30m. Classificação: Livre.

"Comprovotovendovoto" Hospedaria Carioca - Rua Visconde de Pirajá, 303, Ipanema. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 18h. Classificação: Livre.

"Adelaide Fontana" - Erro Grupo (SC). Durante 25 anos, "Adelaide Fontana" trabalhou em rádio. De repente é demitida e vê em seu último programa a oportunidade para corrigir tudo o que disse aos ouvintes. Ela representa a mulher que perdeu a utilidade social, diante do vácuo ideológico e do progresso científico. Porém, ela terá o seu último dia em que poderá, finalmente, ser ela mesma. Adelaide ficará dentro de uma vitrine e, auxiliada por microfones, terá sua voz projetada para a rua, onde estão os espectadores. Livraria Leonardo Da Vinci - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 1, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: 9h às 19h. Classificação: Livre.

"A SEGUNDA ATITUDE" (UNIRIO - RJ). Sesc Engenho de Dentro. Avenida Amaro Cavalcanti, 1661. (3822-4830). Capacidade: 150 lugares. Duração 70 min. Classificação etária: 16 anos. Às 17h.

"GUILHOTINA - UM EXPERIMENTO" (FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ - PR). Sesc Ramos. Rua Teixeira Franco, 38. (2290-4003). Capacidade: 150 lugares. Duração 90 min. Classificação etária: 14 anos. Às 19h30m.

"HOLOCAUSTO" (ECA/USP - SP). Sesc Madureira. Rua Ewbanck da Câmara, 90 (3350-7744). Capacidade: 189 lugares. Duração 50 min. Classificação etária: 14 anos. Às 19h.

"ESCOLA DE MULHERES" (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - GO). Baseado em texto de B. Molière. Direção de Samuel Baldani. Com Alejandro Clavauex, Daniel Sandomine, Flávia Veiga, Fernanda Pimenta e Daniela Reis. A peça é uma comédia que aponta e critica problemas morais e sociais do seu tempo, tais como a educação das mulheres e o casamento, denunciando todas as deformações de que parte da sociedade se serve para proveito de suas conveniências pessoais. Sesc Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10. (2797-3008). Capacidade: 396 lugares. Duração 60 min. Classificação etária: Livre. Às 19h.

"PÁGINAS AMARELAS" (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - DF). Texto e concepção de Companhia B de Teatro. Direção de Kenia Dias. Com Camila Morena da Luz, Giselle Niremberg, Hugo Leonardo, Ludmilla Valejo, Tatiana Bittar e Thiago Sabino. Inspirado na história em quadrinhos "Páginas Amarelas", do autor português José Carlos Fernandes, e nas páginas dos catálogos telefônicos, a peça explora a mesmice e a rotina repetitiva de seus personagens, revelando suas particularidades e idiossincrasias. Sesc São Gonçalo. Av. Presidente Kennedy, 755 (2712-3282). Capacidade: 350 lugares. Duração 60 min. Classificação etária: 12 anos. Às 19h.

"VALENTIN" (UNIVERCIDADE - RJ). Sesc Niterói. Rua Padre Anchieta, 56 (2719-9119). Capacidade: 260 lugares. Duração 55 min. Classificação etária: Livre. Às 19h.

"A MALDIÇÃO DO VALE NEGRO" (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA MG) - Texto e concepção de Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes. Direção e cenário de Paulo Merisio. Com Alysson Assis, Amanda Aloysa, Getúlio Gois, Juliana Nazar, Marcelo Briotto, Maria de Maira e Ricardo Oliveira. Na província de Castelfranc, estende-se um vale coberto por uma floresta de pinheiros e ciprestes, conhecido pelo nome de Vale Negro. No topo de uma das montanhas, heroínas abnegadas, vilões implacáveis, súbitas revelações e tantos outros clichês compõem o enredo da peça. Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete, 338, Largo do Machado. (2265-9933). Capacidade: 186 lugares. Duração: 70 min. Classificação etária: 16 anos. Às 19h.

"CORRA" (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PE). Texto e direção de Marcelo Oliveira. Com Júlia Fontes, Lucas Torres, Marcelo Oliveira e Olga Torres. Corra consiste num trabalho de pesquisa e experimentação da linguagem cênica que envolve o conceito do "ator-narrador" para falar da Teoria do Caos. Teatro Glauce Rocha. Av. Rio Branco, 179, Centro (2220-0259). Capacidade: 278 lugares. Duração 50 min. Classificação etária: 12 anos. Às 21h.

"ESCOLA DE MULHERES" (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - GO). Sesc Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10. (2797-3008). Capacidade: 396 lugares. Capacidade: 186 lugares. Duração: 60 min. Classificação etária: Livre. Às 19h.

11 de outubro

"BR-3" - Às 18h30m - Saída do ônibus do Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. Às 20h - início do espetáculo na Baía de Guanabara. 102 lugares na balsa. Duração: 160 min. Classificação: 18 anos. ATENÇÃO: O espetáculo ficará em cartaz depois do festival, de quarta a domingo, até o dia 28 de outubro.

"Paisagem depois da tempestade" - Direção e coreografia de Josef Nadj. O coreógrafo Josef Nadj se inspira na sua cidade natal, Vojvodine, um pequeno vilarejo na antiga Iugoslávia, para compor o espetáculo, onde o jogo teatral acontece entre o ator e suas reações ao som, com o objetivo de colocar em evidência a criação artística. É um auto-retrato do artista em processo de criação, o momento em que a arte está em curso, seja um pintor no seu ateliê ou o escritor diante de uma página branca. Teatro Sesc Ginástico - Av. Graça Aranha, 187 (2279-4027). 536 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Às 20h.

"Hey Girl!" - Direção de Romeo Castellucci. O espetáculo propõe uma nova aventura teatral, arrastando a platéia nos meandros das alegorias, colocando o problema da "forma" no centro do palco. A partir de um simples chamado, "Hey Girl!", Castellucci constrói uma peça feita de uma série de enigmas que cada espectador pode resolver do seu jeito. CAIXA CULTURAL/Teatro Nelson Rodrigues - Av. Chile 230 (2262-5483). 388 lugares. Duração: 75 min. Classificação: 16 anos. Às 21h.

"Os Sertões" - O HOMEM PARTE 1 - Inspirado na obra de Euclides da Cunha. Direção de José Celso Martinez Correa. Com Teatro Oficina Uzuna Uzona. A segunda parte da peça fala do abraço vigoroso do vencedor, colonizador celta europeu, copulando com os vencidos, com os escravos dos navios negreiros, formando o "brasileiro-sem-tipo". As misturas de todos os tipos vão para cena na surpreendente miscigenação presente já no elenco e equipe do próprio Teatro Oficina Uzuna Uzona. É a história do Homem brasileiro, o Homem do país de fora cruzando com o do país de dentro, até a Revolta contra a própria idéia imposta e importada de homem, com o aparecimento do Zaratustra Antonio Conselheiro. Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. 900 lugares. Classificação: 18 anos. Duração: entre 6h e 8h. Às 18h.

"Manifesto Ciborgue" (processo) - Direção, cenário e figurino de Joelson Gusson. Com Lucas Gouvêa e Leonardo Corajo. O corpo humano é o ponto de partida desse processo, que discute as inúmeras maneiras com que o sujeito contemporâneo lida com o seu próprio corpo/carne. O objetivo é ter uma cena que seja ao mesmo tempo um inventário do corpo moderno e uma forma instigante de se pensar este corpo como algo que meramente faz parte de uma linha evolutiva. CAIXA CULTURAL/GALERIA - Av. Chile 230 (2262-5483). 120 lugares. Duração: 40 min. Classificação: 16 anos. Às 19h30m.

"Lovemo(vi)mento" - Karol Pichler. Livraria Berinjela - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 10, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h30m. Classificação: Livre.

"Intimidade" - Livraria Padrão - Rua Miguel Couto, 40, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 8h30m às 18h30m. Classificação: Livre.

"Comprovotovendovoto" - Hospedaria Carioca - Rua Visconde de Pirajá, 303, Loja B, Ipanema. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 18h. Classificação: Livre.

"Adelaide Fontana" - Erro Grupo (SC). Durante 25 anos, "Adelaide Fontana" trabalhou em rádio. De repente é demitida e vê em seu último programa a oportunidade para corrigir tudo o que disse aos ouvintes. Ela representa a mulher que perdeu a utilidade social, diante do vácuo ideológico e do progresso científico. Porém, ela terá o seu último dia em que poderá, finalmente, ser ela mesma. Adelaide ficará dentro de uma vitrine e, auxiliada por microfones, terá sua voz projetada para a rua, onde estão os espectadores. Livraria Leonardo Da Vinci - Av. Rio Branco, 185, subsolo, loja 1, Centro. (Informações: 2246-0176). Duração: Das 9h às 19h. Classificação: Livre.

"GUILHOTINA - UM EXPERIMENTO" (FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ - PR). Sesc Engenho de Dentro. Avenida Amaro Cavalcanti, 1661. (3822-4830). Capacidade: 150 lugares. Duração 90 min. Classificação etária: 14 anos. Às 17h.

"ATÉ QUANDO?" (FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ - PR). Texto e concepção de O Grupo. Direção de Igor Schiavo. Com Schiavo, Jeferson Walasek, Karla Neves e Pamela Dias. A peça começa quando três irmãos, que raramente conversam, estão assistindo a novela das oito e a luz acaba. Com visões diferentes sobre o mundo, os irmãos se forçam a uma convivência durante algumas horas e a uma conversa instigante sobre o passado e presente. Sesc Ramos. Rua Teixeira Franco, 38. (2290-4003). Capacidade: 150 lugares. Duração 60 min. Classificação etária: 14 anos. Às 19h30m.

"FOI TARDE" (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PR). Texto baseado na obra "A Morta", de Oswald de Andrade. Direção de Thaís D Abronzo. Com Camila Fontes, Laura Lopes, Maciel Bueno, Mariana Navarro, Michelle Florêncio, Milene Duenha, Janaina Brizolla, Junior Romanini e Odete Perdomo. Baseado na obra "A morta", de Oswald de Andrade, a peça fala sobre a morte, procurando refletir a dualidade da memória: lembrar e esquecer, assim como o passado e o presente. Sesc Madureira. Rua Ewbanck da Câmara, 90 (3350-7744). Capacidade: 189 lugares. Duração 50 min. Classificação etária: 16 anos. Às 19h.

"ALÉM DE CADA SOLIDÃO" (UNICAMP - Campinas/SP). Texto e Concepção de Eduardo Chatagnier. Direção de Humberto Issao Sueyoshi. Com Viviana Coletty, Tetembua Dandara, Talitha Pereira Cunha, Janaína Carrer, Daniela Alves e Caroline Ungaro. Criação e consolidação de uma linguagem coletiva de exploração de um espaço que não é focado, mostrando que não é possível captar a realidade. O espetáculo propõe uma transformação constante do espaço, da luz, do som, de cada relação e negociação de cada momento. Sesc Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10. (2797-3008). Capacidade: 396 lugares. Duração 50 min. Classificação etária: 16 anos. Às 19h.

"A MALDIÇÃO DO VALE NEGRO" (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA MG) - Texto e concepção de Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes. Direção e cenário de Paulo Merisio. Com Alysson Assis, Amanda Aloysa, Getúlio Gois, Juliana Nazar, Marcelo Briotto, Maria de Maira e Ricardo Oliveira. Na província de Castelfranc, estende-se um vale coberto por uma floresta de pinheiros e ciprestes, conhecido pelo nome de Vale Negro. No topo de uma das montanhas, heroínas abnegadas, vilões implacáveis, súbitas revelações e tantos outros clichês compõem o enredo da peça. Sesc São Gonçalo. Av. Presidente Kennedy, 755 (2712- 1799). Capacidade: 350 lugares. Duração 70 min. Classificação etária: 16 anos. Às 19h.

"EDIPO REI" (UNIRIO - RJ). Sesc São João de Meriti. Av. Automóvel Clube, 66. (2755-7070). Capacidade: 350 lugares. Duração 100 min. Classificação etária: 12 anos. Às 19h.

"ESCOLA DE MULHERES" (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - GO). Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete, 338, Largo do Machado. (2265-9933). Capacidade: 186 lugares. Duração: 60 min. Classificação etária: Livre. Às 19h.

"PÁGINAS AMARELAS" (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - DF). Sesc São Gonçalo. Av. Presidente Kennedy, 755 (2712-3282). Capacidade: 350 lugares. Duração 60 min. Classificação etária: 12 anos. Às 19h.

"CORRA" (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PE). Sesc Niterói. Rua Padre Anchieta, 56. (2719-9119). Capacidade: 260 lugares. Duração 50 min. Classificação etária: 12 anos. Às 19h.

"TILL EULENSPIEGEL" (UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - MG). Texto de Luis Alberto de Abreu. Direção de Júlio Cesar Maciel. Com Beliza Brum, Carlos Adriano dos Santos, Edimar Rezende, Giancarlo Camargo, Maria Lúcia Cavalheiro, Miraldi Junior, Rodrigo Vilanova e Evanusa Magnobosco. A peça é baseada numa lenda popular alemã e conta a história de um grupo de atores que narra a vida de um anti-herói que veio ao mundo para anarquizar e se divertir à custa dos outros. Praça XV, Centro. Duração 75 min. Classificação etária: Livre. Ao meio-dia.

12 de outubro

"Aperto meu ex-passo" - Direção de Madalena Bernardes. Com Madalena Bernardes. Peça apresentada em formato de ópera de bolso. Sozinha no palco, dentro de uma gaiola, Madalena revela os apertos e embaraços causados pela limitação de espaço, brincando com a trilha sonora e imagens que, em cena, representam o mundo exterior. Espaço SESC/Arena - Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana (2547-0156). 200 lugares. Duração: 40 min. Classificação: 8 anos. Às 21h.

"BR-3" - Às 18h30m - Saída do ônibus do Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Teffé, 75, Saúde. Às 20h - início do espetáculo na Baía de Guanabara. 102 lugares na balsa. Duração: 160 min. Classificação: 18 anos. ATENÇÃO: O espetáculo ficará em cartaz depois do festival, de quarta a domingo, até o dia 28 de outubro.

"Manifesto de Niños" - Direção de Ana Alvarado, Emilio García Wehbi e Daniel Veronese. Com Maricel Alvarez, Blas Arrese Igor e Emilio García Wehbi. A peça aborda os diversos modos de abuso a que as crianças e o universo infantil são submetidas pelos adultos. Manifestação poética que busca mostrar o que não pode ser dito. Três atores dentro de uma casa fechada, em atividade constante, cantam, lêem, filmam, jogam, representam e proclamam como se fossem crianças. Oi Futuro - Espaço InventariOi/IAB Principal - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. (3131-3060). 90 lugares. Duração: 100 min. Classificação: 16 anos. Às 21h.

"Hey Girl!" - CAIXA CULTURAL/Teatro Nelson Rodrigues - Av. Chile 230 (2262-5483). 388 lugares. Duração: 75 min. Às 21h.

"Paisagem depois da tempestade" - Teatro Sesc Ginástico - Av. Graça Aranha, 187 (2279-4027). 536 lugares. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Às 20h.

"Pixel". Direção de Rui Horta. Com Patrick Hurde e Luis Guerra. Projeto de reflexão sobre a representação do corpo na era digital. Uma tela de 4mX3m desliza dentro de um tunel de cerca de 16m de comprimento, tapando por completo a visão do espectador. Dentro deste espaço de geometria variável o jogo de percepções é inesgotável. Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro 3 - Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). 80 lugares. Duração: 45 min. Classificação: livre. Às 19h.

"O Grande Criador" - A

Atualizado em 10 Abr 2012.